População de Embu elege seus conselheiros gestores de saúde

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 26/01/2012

A população de Embu das Artes elegeu os membros dos Conselhos Gestores das 23 unidades de saúde da cidade entre os dias 18 e 20 de janeiro. Foram mais de 2700 pessoas que escolheram 130 representantes de usuários e funcionários em todos os conselhos gestores de cada unidade de saúde. São 85 representantes de usuários e 46 de funcionários, contando titulares e suplentes.

Além desses, cada Conselho Gestor conta com o gerente da unidade e seu suplente. Desse total, são escolhidos 34 para o Conselho Municipal de Saúde, que tomará posse em fevereiro. A posse dos Conselhos Gestores foi realizada dia 20/1 no Centro Cultural Mestre Assis, no centro da cidade, com a presença de mais de 400 pessoas.

O prefeito Chico Brito prestigiou os novos conselheiros, lembrou a importância de eles serem realmente representantes da população local, organizando e participando de todas as reuniões dos bairros e ressaltou a necessidade da política para o bem comum das pessoas. Pois, segundo ele, todos nascemos e fazemos parte da política independente de nossa vontade: “Ninguém está no Conselho, seja ele qual for, pra se auto-representar. Esse é o maior erro que acontece quando algumas pessoas são escolhidas e elas se auto representam. Um representante deve procurar informar e ouvir a população. Vocês são um elo de ligação entre os usuários do sistema de saúde e a prefeitura que o administra.”

A secretária municipal de saúde Sandra Fihlie Barbeiro disse que as eleições para os Conselhos Gestores das unidades foram maravilhosas, prazerosas e concorridas como é a proposta do Governo de Embu das Artes que preza e está cumprindo seu projeto de governo de fortalecer a participação social inclusive na gestão da saúde.

“Isso é uma grande vitória não só para o governo, mas principalmente para a sociedade, pois cumpre a filosofia fundamental do SUS, que é a participação popular em sua gestão” – disse.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde , Ediginalva de Souza Dantas falou do papel e obrigações dos conselheiros de gestão que foi uma conquista, em nível nacional, do Movimento da Reforma Sanitária, na Conferência Nacional de Saúde em 1986. Segundo ela, foi a Conferência que propôs e originou o SUS, que garantiu os direitos constitucionais de saúde de forma unificada e uniforme em todos os Estados e Municípios, garantindo um sistema igualitário para todos.

Da cerimônia participou também o vereador e presidente da Câmara, Silvino Bomfim. Após a posse dos eleitos, houve a escolha dos novos conselheiros que comporão o Conselho Municipal de Saúde, representando a unidade ou seus usuários, e que tomarão posse em 7/2.

Arney Barcelos

Comentários