Moradores protestam contra aumento do IPTU em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 3/02/2010

Revolta, indignação e até desespero. Foi assim o clima na primeira sessão do ano da Câmara Municipal de Taboão da Serra. Dezenas de moradores lotaram a Câmara nesta terça-feira, 2, para protestar contra o aumento do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) na cidade e pedir a revogação da Lei que permitiu o aumento da cobrança do imposto.

Os moradores exibiam os carnês do imposto que em vários casos subiu até 1.000% provocando a revolta da população. Os vereadores ficaram literalmente acuados e a todo custo tentavam justificar aos presentes o aumento da cobrança.

Na expressão de cada um deles era possível constatar a tensão que paiorou durante a sessão. Muitos parlamentares tentaram se justificar para os moradores e acabaram se contradizendo uns aos outros.

Parte dos vereadores declarou não saber que a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) ia incidir no aumento do IPTU. Outra parte declarou ter conhecimento de que o imposto seria reajustado e tentou explicar que as ações da administração municipal acontecem em toda a cidade e justificam a necessidade de aumento do IPTU.

Mas, nenhuma das linhas de discurso ajudou a acalmar os moradores insatisfeitos.

A taboanense Mara Germano, moradora do Condomínio Serra Verde era uma das mais insatisfeitas com o aumento. Ela disse que mora num apartamento de 45 metros quadrados e terá que pagar quase R$ 900 de IPTU. “Meu apartamento não tem nem mesmo a metragem mínima para que seja feita a cobrança. Essa Lei tem que ser revogada”, exigia.

Outra moradora exibia revoltada o carnê do imposto que teve reajuste de R$ 700,00 para 3.788,61.  “Isso é um abuso. Nem acreditei quando vi”, dizia indignada.

Os manifestantes seguravam nas mãos o carnê do IPTU enquanto gritavam pedindo a revogação da Lei. Os ânimos ficaram ainda mais exaltados quando o vereador Paulo Félix declarou que os técnicos da prefeitura haviam garantido que só haveria aumento da cobrança do IPTU para o Shopping Taboão, o  hipermercado Extra e os terrenos baldios.

O vereador foi vaiado pelos moradores e quase não pode ser ouvido devido aos gritos da plateia. Exaltado, o vereador vociferou.

“Não somos debeis mentais para votar sem saber o que estamos fazendo”, disparou. “Vocês podem ter certeza que a Câmara não vai revogar a Lei”,  garantiu Paulo Félix.

Enquanto o vereador falava os moradores repetiam sem parar a frase: o povo unido não será vencido.

Na próxima quinta-feira os vereadores vão se reunir com o prefeito Evilásio Farias para tratar do assunto.

Veja mais fotos da sessão:

IPTU1.jpg

 

Moradora inconformada com aumento

IPTU.jpg

 

População reclama do aumento do imposto

iptu3.jpg

 

Moradores mostram carnê do IPTU

 

IPT2.jpg


Comentários