Mais modernidade no PS Infantil e Ortopedia de Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 13/12/2011

A população de Embu das Artes recebe no próximo dia 15, quinta-feira, um complexo de saúde mais moderno. O Pronto-socorro Central, que divide o espaço com a Maternidade Alice Campos Machado, foi totalmente reformado e contará com Pronto-socorro Infantil e Ortopedia 24h. A ação faz parte do processo de reorganização e reestruturação da rede municipal de saúde.

O PS Infantil ocupará uma área de 180m2 e contará com dois consultórios, enfermagem de observação com cinco leitos, salas de medicação e inalação, posto de enfermagem, fraldário e brinquedoteca. No local, também haverá espaço para internação. Com o PS Infantil,  a capacidade de atendimento dobrará para 7.320 consultas/mês.

Segundo o diretor do pronto-socorro, Rubens Pereira dos Santos, a nova unidade terá uma entrada independente,  o que proporciona um atendimento mais humanizado, visto que o público tem um perfil diferenciado. Além disso, a mão de obra será ainda mais qualificada, com atendimento específico e especializado às crianças.

A reforma do PS Central envolveu pintura interna e externa de todo o imóvel, troca do piso, construção de duas unidade de isolamento, adequação das salas de sutura, curativo, eletrocardiograma, ultrassom, readequação dos consultórios e construção de mais um para ortopedia, sala de gesso, adaptação do conforto médico, enfermagem e setor administrativo, necrotério, guarda macas, entrada de emergência, todos os banheiros, nova ala de emergência e estabilização do paciente acoplada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quatro leitos, rampa de acesso coberta e televisores em pontos estratégicos. A novidade fica por conta da sala de classificação de risco, na qual o paciente recebe um boton com uma cor de acordo com o seu estado de saúde.

Para a secretária de saúde, Sandra Magali Fihlie, a mudança é fundamental e vai melhorar o fluxo. “A necessidade da ortopedia se deu, principalmente, porque Embu das Artes está localizado próximo a BR 116 e por conta do Rodoanel que, além de ser locais propensos a acidentes, são as principais vias de ligação com a cidade.  A implantação dessa especialidade também trará mais agilidade no resgate do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)” – afirmou.

Inauguração
Dia 15 de dezembro, às 17h30
Avenida Elias Yazbek, 1.415, Centro

Daniela Karin

 

Comentários