Prefeitura de Taboão convida população para discutir Plano Municipal de Habitação

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 29/01/2010

Neste sábado, dia 30, na Emef Ugo Arduini, a Prefeitura de Taboão da Serra promove mais um encontro com a população para discutir a proposta do Plano Municipal de Habitação.

O objetivo do Plano é a partir do reconhecimento do problema de moradia dos cidadãos de baixa renda da cidade, estabelecer as estratégias, ações e necessidades de recursos para solucionar o déficit habitacional.

O evento é aberto ao público e acontece a partir das 9 horas

No encontro, serão apresentadas as diretrizes gerais do Plano elaboradas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente com o apoio da Universidade de São Paulo (USP). “É importante ressaltar que a cidade já possui uma política habitacional construída com participação popular ao longo dos últimos anos.

O Plano agora vem para avaliar o que está em andamento, consolidar os pontos fortes e propor ações complementares”, explica a secretária de Habitação, Angela Amaral.

O plano contém o diagnóstico da atual situação habitacional, que mostra a necessidade de construção de novas moradias e de melhorias das casas e dos bairros existentes, como investimento em urbanização e regularização fundiária.

Além disso, o plano trabalha com base nas projeções de crescimento da população e a capacidade do município de abrigar novas moradias.

Com base nesses dados, será desenvolvido um cronograma de ações e investimentos municipais, estaduais e federais para solucionar os problemas atuais e criar ações preventivas para evitar o surgimento de novas áreas irregulares.

Dados
De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, em Taboão da Serra existem cerca de 20.800 domicílios em favelas e loteamento irregulares, sendo que desses, cerca de 13 mil ainda tem carência de infraestrutura.

Além disso, o município tem necessidade de construir cerca de 4.800 novas moradias para famílias que por exemplo moram na mesma casa ou em casas sem condições de moradia.

Entre 2007 e 2022 a estimativa é que o crescimento da cidade atinja quase 28 mil novos domicílios, segundo dados do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Ministério das Cidades.

Serviço
Encontro para discussão do Plano Municipal de Habitação
30 de janeiro a partir das 9 horas.
Emef Ugo Arduini
Rua Carlos Fernandes, nº 135
Vila Carmelina

Mais informações:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente
Telefone: 4788-5330/5331


Comentários