Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação
Karen SantiagoFormandos exibem orgulhosos os diplomas conquistados juntamente com prefeito e autoridades
A formatura da primeira turma da terceira idade de Embu das Artes foi um marco histórico no município e caracterizou a realização de um sonho e a certeza de que nunca é tarde para começar a aprender independente da idade. Receberam seus diplomas no total 24 alunos que realizaram o curso de extensão de Envelhecimento Ativo pela Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI de Embu das Artes).
A comemoração que aconteceu nesta quarta-feira (30) no Complexo Educacional Valdelice Aparecida Medeiros Prass, no Parque Pirajuçara, onde fica o campus de extensão da Unifesp, reuniu familiares dos formandos, prefeito Chico Brito, pró-reitora da Unifesp, Eleonora Menecutti entre outras autoridades.
A pró-reitora dos cursos de Extensão da Unifesp afirmou que a formatura da primeira turma da terceira idade é um ato de cidadania pleno, além de ser também um ato de direitos humanos independente de cor, classe social e idade.
Eleonora Menecutti fala sobre formatura
“Somos nós da terceira idade que estamos dizendo que a vida não acaba quando se encerra a sexualidade, o cuidar da família, netos. Mostramos que a vida não termina quando se completa 50 anos, que cuidamos dos netos, da casa, mas que queremos reciclar conhecimento e continuarmos aprendendo”, disse.
Para Eleonora Menecutti a Unifesp já está avançando e muito nos projetos de curso de graduação (arte, comunicação e turismo). Ela anunciou que a UATI contará com mais duas novas turmas de alunos no ano que vem, prometendo assim a continuidade do sonho desses senhores e senhoras da terceira idade.
“Essa oportunidade de cursos para a terceira idade deixou de ser simbólico e passou a ser realidade. É preciso ter garra sempre, pois é a garra que faz parte fundamental dos homens e mulheres. Espero que vocês continuem aprendendo nas duas novas turmas no ano que vem”, torceu.
Visivelmente emocionado o prefeito Chico Brito comentou que é possível criar um país mais justo e desenvolvido por meio da educação, salientou que o sonho tornou-se realidade para a terceira idade que precisou abrir mão de muita coisa para conquistar o diploma de formação e lembrou de como era a cidade antes de 2001 e o que ela se tornou agora.
“Antes a cidade era conhecida por ser a mais violenta do Brasil. Os moradores tinham vergonha de dizer que residiam no município. Hoje com o plebiscito os moradores rebatizaram a cidade como Embu das Artes e conquistaram o Campus de Extensão da Unifesp, que garante por meio dos cursos formação de qualidade e conhecimento. E o espaço onde será abrigado o futuro Campus de Graduação da Unifesp Embu das Artes formará com cultura, esporte, lazer acompanhado da preservação ambiental”, afirmou.
“Estou muito feliz com esse momento. Quero parabenizar todos vocês que tiveram que abrir mão de muita coisa para se formarem, realizarem o sonho de conquistar o diploma e também garantir qualidade de vida para os netos”, disse.
E completou “a Unifesp é um motivo de orgulho para gente e não será meia dúzia que se dizem ambientalistas, que vão sujar um projeto desses. Pra mim essas pessoas que acreditam que o local onde será instalado o campus serão feitas obras ilegais são falsos ambientalistas, porque eu não vi ninguém queimar pneus e realizar manifesto pela causa. Se não fosse o prédio da Unifesp, o local viraria uma favela. Não tem nenhum ambientalista que me convença que o projeto faz mal a natureza”, finalizou.
A emoção, o brilho nos olhos e realização marcaram o momento da entrega dos diplomas. Os alunos um a um receberam o diploma das mãos do prefeito Chico Brito e da pró-reitora, Eleonora Menecutti. Era unânime a satisfação e felicidade por parte dos alunos. Alguns deles, receberam pela primeira vez um diploma na vida e caracterizam o momento como a realização de um sonho.
Uma das formandas recebe diploma
“Nunca tinha recebido diploma. Já havia começado outros cursos, como pintura, crochê, mas nunca tinha finalizado. Vou continuar sem dúvida até Deus me chamar”, disse emocionada Editi Silva, de 50 anos.
Maria Vida, moradora do Jardim Vazame, afirmou que já havia feitos cursos, mas esse foi o melhor diploma que recebeu. “Tudo que é conquistado na terceira idade é melhor”, observou.
Para Ramiro dos Santos, também de 50 anos, esse foi um dos principais incentivos depois de seus 20 anos e considera o momento e a oportunidade de fazer o curso como uma grande conquista e disse que não pretende parar.
Neusa, uma das formandas, afirmou que esse é o primeiro passo da caminhada e serviu como convite de mudanças de hábitos, vida. “Não existe barreiras quando se quer adquirir conhecimento independente da idade somando vontade de grupo”, finalizou.
Uma homenagem dos formandos foi realizada ao final do evento. Um coral de mulheres apresentou a música Amigos para Sempre do compositor e cantor, Milton Nascimento, arrancando aplausos e emocionando os presentes.
Sandra Martins
Como posso inscrever meus pais e onde funciona a universidade? Obrigada!
Marlete
Parabéns a todos os formandos.. Parabéns Embu das Artes por mais uma inovação.
Aviso: No momento do cadastro são capturadas informações que possibilitam a identificação individual do usuário e de seu computador
Na última quarta-feira, dia 16 de maio, a assembleia das Professoras ADIs (Auxiliar de...
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, de Taboão da Serra, em parceria com...
O Projovem Trabalhador, programa do Governo Federal, mantido pela Secretaria de Desenvolvimento...
A Escola Municipal de Gastronomia de Taboão da Serra iniciou no último dia 3 de maio de 2012 a...
Dona Maria Auxiliadora terá uma preocupação nos próximos dias: separar espaço no guarda roupa...
Os alunos da Escola Municipal de Gastronomia visitaram a Abrasel SP Food Service Show 2012 – 1.ª...
A Prefeitura de Taboão da Serra, em parceria com o Governo Federal, está prorrogando o prazo de...
A ETEC – Escola Técnica Estadual de Embu das Artes - abriu em 27/4, as inscrições para seu sexto...
A Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, através do Fundo Social de Solidariedade, levou 500...
Cerca de 20 alunos da Escola Municipal de Gastronomia visitaram, as unidades dos hotéis...
O último final de semana do mês de maio terá temperatura que varia de 24 a 25ºC, sem previsão de...
O CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) da Autarquia Municipal de Saúde - IS...
A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza nesta terça-feira,...