Caravana do Esporte da ESPN agita Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 29/11/2011

A cidade de Itapecerica da Serra recebeu entre os dias 21 e 23 de novembro a Caravana do Esporte, realizada pela emissora de televisão ESPN em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Educação, UNICEF e o Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser.

O projeto tem como essência o esporte para a educação e o desenvolvimento humano, com uma equipe de mestres em educação e uma rede de mais de 50 grandes ídolos do esporte brasileiro. A Caravana leva mensalmente a uma cidade as atividades esportivas com foco educacional.

“A cidade ficou muito feliz em receber este tipo de projeto, todos aqui estão de parabéns. Acho muito importante toda ação feita com os jovens da cidade, a união entre esporte e educação sempre é muito sadia”, disse o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa.

Desde 2005, a Caravana já atendeu diretamente 150 mil crianças e adolescentes e 14.500 mil professores da rede pública de ensino de 59 municípios de 16 estados brasileiros com atividades que seguem os seguintes princípios: participação de todos, educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade, valorização da cultura local e rumo à autonomia.

Em Itapecerica o projeto atendeu cerca de 2.500 crianças da rede pública de ensino e mais de 100 professores. As atividades foram realizadas no Estádio Municipal de Esportes e contou com a participação da atleta Ida Aves, medalhista olímpica pela seleção brasileira de voleibol.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Cleber Bernardes, é difícil expressar a felicidade por receber a Caravana. “Estou orgulhoso com todo o trabalho feito, o prazer desta parceria, de ver a dedicação de todos e de realizar uma ação tão importante, é muito especial. Quero agradecer a todos e garantir o empenho da Secretaria de Esportes e Lazer em trazer mais eventos como estes”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Cleber Bernardes.

Os principais objetivos do projeto são: queda na evasão escolar, maior envolvimento dos pais nas atividades da escola, maior participação das crianças em sala de aula, diminuição da violência e do trabalho infantil, maior motivação dos profissionais da educação pública e construção de políticas públicas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Durante a Caravana da ESPN Brasil, também foi produzido um documentário de uma hora de duração, em um registro jornalístico da ação destes projetos, com abordagem sócio-econômica da realidade da infância, da educação pública, além de questões históricas, culturais, geográficas e ambientais de Itapecerica da Serra. O documentário deve ir ao ar no dia 27 de novembro.

Comentários