Atletas da melhor idade participam de Final Estadual do JORI

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/11/2011

A cidade de Taboão da Serra está sendo bem representada por oito atletas da melhor idade, na 15ª Final Estadual dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), que acontece em São José dos Campos, de 23 a 27 de novembro. A abertura oficial do JORI aconteceu na quinta (24) e contou com a participação de 2500 pessoas, provenientes de 186 municípios do estado. 

Mais de 3100 pessoas, entre atletas com mais de 60 anos, e dirigentes técnicos acompanharão e participarão da etapa estadual do JORI. Os jogadores se dividirão para disputar em 13 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez. O casal de dançarinos, Helena Soares Perellis e José Ferreira da Silva, competiram na dança de salão; Márcia Tiba representará o município no xadrez; os atletas Juan Jimezes Calderon, Benedito Carlos Nogueira e José Rodrigues disputaram no atlestimo; e João Felix Vieira e Felício Paulo Pestana competirão com no jogo de malha.

As delegações foram recepcionadas na tarde de quarta (23), onde puderam conhecer seus alojamentos. À noite, o grupo musical Demônios da Garoa animou a festa de confraternização. A delegação taboanense está alojada na escola EMEF Ilga Pusplatais e dividem o espaço com atletas dos municípios de Aguaí, Cotia, Ilha Solteira, Jales, Santo André, Tupã, Vargem Grande Paulista e Vinhedo.

Dança de Salão
Ganhadores da medalha de prata na etapa regional do JORI, os dançarinos Helena Soares (73) e José Ferreira da Silva (71) estão animados e estão animados e ansiosos com a apresentação na Final Estadual.  “Ainda não sabemos qual ritmo dançaremos, de qualquer forma estaremos batalhando para ganhar uma medalha de ouro para Taboão da Serra” – afirmou Helena.

Xadrez
Matiko Terada Tiba, mais conhecida como Márcia Tiba, treina xadrez há quase três anos no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Rosa. Sua medalha de bronze na etapa regional, em Santana de Parnaíba, lhe garantiu a vaga para disputar a Final Estadual. Ela garante que xadrez não é um jogo difícil e espera que mais pessoas se disponham a aprender o jogo para competir pelo município.

“Xadrez não é difícil, precisa ter força e teimosia para aprender, muita gente não insiste e acaba falando que é difícil, mas não é. Espero que mais pessoas aprendam porque assim no próximo ano eu posso competir jogando damas” – afirmou.

Vera Sampaio

Comentários