Queda de moradora de Taboão termina em impasse entre Prefeitura e Sabesp

Um impasse entre a Prefeitura Municipal de Taboão da Serra e a Sabesp pode deixar a moradora Vera Regina Villela sem alternativas e respostas. Dona Vera, de 59 anos é moradora do bairro Jardim Saint Morritz e foi vítima de um descuido dos órgãos, uma vez que caiu em uma tampa da Sabesp que está abaixo do nível das ruas do bairro. Na queda, ela quebrou o tornozelo, rompeu o tendão do pé esquerdo e torceu o direito.

O principal motivo pelo acidente, segundo ela foi o recapeamento das ruas do bairro, que receberam asfalto há aproximadamente dois meses. “O recapeamento das ruas foi maravilhoso, mas em compensação as tampas da Sabesp ficaram todas abaixo do nível da rua. Não existe um buraco específico, pois todas as tampas da Sabesp (do bairro todo) apresentam o mesmo problema. E olha que esse que cai é um dos mais rasos, imagine os outros”, observou.

A indignação da Dona Vera é tamanha, que pensa em entrar com uma ação contra a responsável pelo serviço mal feito. “Pensei em até processar a prefeitura, porque só tenho minha mãe de 86 anos e meu marido que tem uma grave doença nos membros inferiores. Sou eu quem faço tudo e agora tenho que ficar de molho dois meses. Sorte que temos um mercadinho em frente de casa”, cogitou.

Vera tem dúvidas sobre os próximos passos, uma vez que não sabe ao certo, de quem realmente é a responsabilidade. “Na verdade não sei se a responsabilidade é da Sabesp. Acho até que é da Prefeitura que fez a pavimentação, pois acredito que deveriam deixar o asfalto por igual, no mesmo nível das tampas. Não entendo nada disso”, disse.

Sem saída, no momento, a não ser esperar sua recuperação, Dona Vera decidiu entrar em contato com a reportagem do Jornal na Net que ciente do grave problema que atingiu a moradora, entrou em contato com a Sabesp e Prefeitura e por meio de conversas telefônicas e via-email questionou de quem é a responsabilidade e quais providências podem ser tomadas para amenizar e, por fim, resolver o problema.

Sabesp e Prefeitura respondem

Em nota a Sabesp informou que em vistoria realizada no local, na última quarta-feira (9), foi constatado que as tampas de ferro pertencem às galerias de águas pluviais, que são de responsabilidade da prefeitura do município.

Em contato via telefone, na última quarta-feira, antes da visita dos técnicos, a assessoria de imprensa frisou que seria sim de sua responsabilidade levantar as tampas, quando a solicitação da prefeitura fosse encaminhada, pedindo a execução de tal serviço.

Por sua vez, o Secretário de Manutenção da cidade, Carlos Eduardo de Toledo, afirmou que a responsabilidade é mesmo da Sabesp. “A Prefeitura realizou as obras de recuperação asfáltica, mas não pode mexer nas tampas da companhia, portanto a Sabesp tem a responsabilidade de levantar as tampas e deixar no mesmo nível das ruas”, ressaltou.

Mais uma vez a Sabesp é o alvo principal de reclamações nas cidades de Taboão, Embu e Itapecerica da Serra. É crescente a insatisfação dos moradores com a prestação de serviço feita pela empresa.

Moradores constantemente reclamam da falta de água, vazamentos na rede de água e esgoto, canos quebrados e buracos sem asfalto depois do conserto que são os principais problemas causados pela empresa em ruas e avenidas das cidades de Itapecerica, Embu e Taboão da Serra.

 

Comentários