Taboão da Serra está entre os melhores municípios que realizam coleta de lixo

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 9/11/2011

Em reportagem, a revista VEJA apontou Taboão da Serra como a segunda melhor cidade do Brasil em coleta de lixo. A pesquisa mostrou que 99,9% da população taboanense é atendida pela coleta de lixo. A Prefeitura também está implantando o sistema de coleta seletiva do lixo, que teve início no Jardim América e será expandida para os demais bairros, o que vai melhorar ainda mais a vida dos munícipes. A cidade produz seis mil toneladas de lixo doméstico e 12 mil toneladas de lixo proveniente da construção civil por mês.

O Governo Municipal mantém a Usina de Triagem de Materiais Reciclados, em parceria com a Cooperzagati, cooperativa que foi constituída em um projeto de inclusão social e geração de renda e esta sendo desenvolvido pela Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Desde 2009 são mantidas parcerias com várias empresas e equipamentos públicos da cidade no recolhimento dos resíduos recicláveis. Um exemplo dessas parcerias é o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), do Extra no centro de Taboão. O outro ponto funciona em um dos galpões da cooperativa, localizado Rua Porfírio Herdeiro, 414 - Pq. Industrial das Oliveiras.

O trabalho da Cooperzagati acontece hoje em dois galpões que foram implementados pela Prefeitura com recursos da Fundação Nacional de Saúde - Funasa e do Ministério das Cidades. Os galpões ainda receberão novas instalações elétricas e hidráulicas para possibilitar um ganho na produtividade.

O próximo passo, será implementar núcleos espalhados pela cidade, a fim de inserirem outros catadores, fazendo com que o material recolhido, ao ser vendido conjuntamente, possa ter um valor de mercado mais competitivo.

Outra ótima notícia é que a Prefeitura trouxe a ITCP - Fundação Getúlio Vargas para prestar consultoria à Cooperzagati, em breve à cooperativa já terá reformulado sua marca, logotipo e até ganhará um site a fim de aumentar a divulgação do trabalho.

Sandra Martins

Comentários