1º Fórum de Empreendedorismo e Inovação reúne região no Cemur

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 28/10/2011

A Prefeitura de Taboão da Serra recebeu o 1º Fórum de Empreendedorismo e Inovação da Região, evento do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo - Conisud, através da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico e Social.

O encontro reuniu cerca de 300 pessoas nessa quinta-feira, 27, a partir das 9h, no Cemur, no centro de Taboão da Serra.

As prefeituras dos seis municípios do consórcio estiveram representadas: Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba. Cada município pode montar um pequeno stand com as suas ações como cidades empreendedoras.

O presidente do Conisud e prefeito de Embu das Artes, Chico Brito esteve presente, bem como o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias, os demais prefeitos enviaram representantes. A cidade de Diadema foi representada pelo seu prefeito, Mário Reali, que também é presidente do Consórcio do ABC e ministrou a palestra "Empreendedorismo e Inovação no Desenvolvimento Regional".

O outro palestrante, Arnaldo Jr. Farias Doso, é ex-prefeito de Cabaceiras (PB) e detém o prêmio nacional de empreendedorismo pelo Sebrae, sua palestra teve o tema "Pacto de Cooperação para o Desenvolvimento Regional- Os Pequenos Negócios".
“É pra nós em Taboão da Serra uma grande felicidade poder sediar esse evento tão importante para nossa cidade e para nossa região”, disse Dr. Evilásio Farias, na abertura dos trabalhos.

Para o prefeito Chico Brito, é preciso discutir os problemas de forma conjunta. “Quero dizer da importância de um evento como esse, desde quando foi criado o Conisud, estamos transformando realidades, no sentido de alertar as pessoas para o fato de vivermos os problemas individualmente, mas  a solução deve ser vivida coletivamente. As cidades que vivem na região metropolitana de São Paulo sentem isso muito mais. Se você perguntar as pessoas onde estão as divisas das cidades, muitas vezes elas não sabem”

O presidente da Associação dos Vereadores do Conisud, vereador Wagner Eckstein alertou para o fato de termos políticas públicas que redistribuam as riquezas produzidas. “Precisamos estudar maneiras de distribuir a renda”, afirma ele.

"Empreendedorismo e Inovação no Desenvolvimento Regional"

O prefeito de Diadema, Mário Reali, iniciou sua fala com uma provocação – “Como nós vamos enfrentar os problemas e como esses problemas vão girar a macroeconomia da nossa região?”, disse ele.

Ele afirma que é necessário estar atento às mudanças em nossa economia. “Hoje os aeroportos estão cheios porque as pessoas estão podendo viajar de avião, hoje o povo está comprando carros e isso está gerando problemas de mobilidade nas cidades, temos que observar esses sinais e tirar proveito deles”, diz Reali.

Segundo o presidente do consórcio do ABC, o Conisud pode conseguir avanços se apropriando de informações, tendo o acompanhamento dessas informações, o diagnóstico da região, trabalhando com dados de instituições de credibilidade.

“O tema Inovação também proposto aqui é muito importante, a crise de 2009 impactou muito o setor automobilístico, tivemos uma queda de vendas em 2009 imediata, o que nos alertou essa situação : que temos muitas oportunidades em outros tipos de indústrias, como as plataformas de extração de petróleo, o próprio presidente Lula, na época, afirmou que tinhamos que nos organizar, termos atitudes nos municípios para sermos ativos nessa presença, é exatamente isso que temos que pensar, apliar a capacidade tecnológica da região”.

"Pacto de Cooperação para o Desenvolvimento Regional- Os Pequenos Negócios".

O ex-prefeito de Cabaceiras (PB) e Prêmio Nacional do Sebrae, Arnaldo Jr. Farias Doso, curiosamente, primo do prefeito de Taboão da Serra, procurou fazer uma apresentação impactante e otimista, mostrando que na região do sertão nordestino um pacto firmado de maneira informal, mas nem por isso com responsabilidade menor, pode, ao longo de alguns anos, tranformar a região chamada de Cariri com práticas sustentáveis e economicamente solidárias no cultivo da caprinocultura, artesanato local, turismo e eventos.

“Fomos desafiados a pensar em desenvolvimento em uma região que não chove, não há nada pior que isso. Uma população imersa em uma situação assistencialista. Uma região que era considerada um lugar em que nada daria certo”, contou.

Ele explicou que, diante de tantas dificuldades a região acabou se tornando motivo de piada, com a autoestima baixa. “Os moradores até trocavam as placas dos carros para não serem identificados como moradores da cidade”.

Hoje a realidade é bem diferente, trata-se de uma região que tem passado por grandes transformações, com iniciativas regionais que deram certo. “Em um momento os artesãos começaram a se organizar e muitas iniciativas geraram empregos com carteira assinada, valorizando o produto local”.

Outra ideia que deu certo foi a de promover o bode como “rei dos animais”, já que a caprinocultura é a principal fonte de renda das famílias. De repente, conta ele, as aparições da festa do bode se deu em rede nacional.

Ele citou a produção cinematográfica do “Auto da Compadecida”, com as aventuras de  João Grilo e Chicó, que foi filmada em Cabaceiras. “Imaginem, esses artistas saíram do Rio de Janeiro para filmar lá, aproveitando nossa arquitetura da década de 30 e 40, a luz era o produto de venda, 90 dias de sol para se produzir, o que era motivo de depressão tornou-se o diferencial positivo”.

“Tudo está resolvido? Certamente que não, mas há algo que eu, especialmente, reforço como sendo necessário, é preciso um pacto de lideranças, federais, estaduais e municipais, o Pacto Novo Cariri é um movimento, ele não é formal, é um comportamento de líderes que se integram e se organizam para promover a gestão compartilhada”.

O palestrante ainda lembrou a importância de se fomentar as pequenas e médias empresas.“São poucas as causas nesse país que merecem atenção como a dos pequenos e médios negócios”.
Mauro Quereza, gerente do escritório regional do Sebrae fez a fala final e ressaltou a importância de se buscar a consultoria do órgão para que as empresas possam se desenvolver.

“As lideranças presentes nesse evento estão saindo daqui com um novo ânimo. Nós vimos aqui experiências exitosas e de novas referências, tomara que essas lideranças públicas saiam daqui com o desejo de criar políticas públicas que estimulem inovação e empreendedorismo”, afirma Jacira Moreti, secretária de Desenvolvimento de Taboão da Serra.

Durante todo o evento, houve espaços destinados à troca de experiências entre os municípios participantes. Espaços destinados ao empreendedor e ao trabalhador, bem como o suporte técnico do Sebrae.

Marcelo Valladão

Comentários