Gastronomia ganha força na cidade de Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 15/10/2011

Embu das Artes é tradicionalmente conhecida pela Feira de Artesanato e matrizes culturais. Mas outra manifestação artística está ganhando força: a gastronomia. Para fortalecer o setor, o Governo Municipal, por meio das Secretarias de Turismo e Assistência Social e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em parceria com a Escola Senac e o Instituto São Paulo, promovem o curso “Gastronomia como Arte: Reciclagem e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos em Serviços”.

O prefeito Chico Brito participou da aula inaugural, realizada na segunda-feira, 10/10, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu. Na ocasião, ele enfatizou que a quantidade de inscritos, 103, demonstra o quanto os comerciantes estão preocupados em melhorar a qualidade do atendimento. Falou ainda que o governo municipal está investindo em infraestrutura, segurança e embelezamento da cidade para atender melhor o turista.

A apresentação do curso foi feita em uma reunião do Contur, com os donos de restaurantes do Centro Histórico, para verificar a demanda. Inicialmente foram disponíveis 73 vagas, mas como houve grande interesse, o número foi ampliado para 93 e ainda há fila de espera. Diante disso, o governo municipal tem projeto de expandir o curso para outros profissionais do setor e outras regiões da cidade.

“Todos têm que fazer a lição de casa. O poder público oferece a infraestrutura necessária, mas os estabelecimentos também têm que garantir a qualidade no atendimento”, ressaltou Chico Brito.

O objetivo da aula inaugural, segundo o secretário de Turismo, Valdir Luis Barbosa, foi apresentar a proposta geral do curso e aliar a gastronomia ao desenvolvimento do turismo na cidade proposta pelo governo municipal. Barbosa também elencou algumas ações realizadas pela prefeitura para receber o turista sendo elas: ampliação do sistema de monitoramento urbano, composto por 62 câmeras; pavimentação de avenidas como a Elias Yazbeck, implantação da Praça de Alimentação, construção dos 13 Portais Turísticos nas entradas da cidade, implantação do Parque Linear, dentre outras.

As aulas serão ministradas por professores do Senac e realizados no Instituto São Paulo, pois possuem uma cozinha industrial apropriada. O curso terá duração de 93 horas. A primeira turma começará na segunda-feira, 17/10 e a segunda, na terça-feira, 18/10, e irão até março de 2012. Já a terceira turma terá início em janeiro de 2012, cada uma delas composta por cerca de 30 alunos.

Esse é o terceiro curso voltado para o setor realizado na cidade, os outros dois, foram no Campus Avançado de Extensão da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) de Embu das Artes. “Ele vai dar condições de vocês prestarem um serviço da melhor forma possível, independente da especialidade gastronômica”, enfatizou Barbosa. Chico Brito, por fim, aconselhou: “recebam esse curso como uma oportunidade, pois vão carregar para toda a vida”.

Júlio Marcondes

Comentários