Jornal Na Net

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Ajuste os ponteiros, começa domingo o horário de verão

Karen Santiago | Atualizado em: 14/10/2011 00:00:00
horario_de_verao_2011

DivulgaçãoHorário de verão começa neste domingo, adiante o ponteiro do seu relógio em uma hora

Adiante os ponteiros do seu relógio em uma hora e prepara-se para dias mais longos. Começa neste domingo (15) à meia noite o horário brasileiro de verão 2011 nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. O horário de verão termina em 26 de fevereiro.

Segundo o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtner, o objetivo da medida é diminuir o consumo e a demanda de energia no país, gerando economia financeira e de recursos naturais.

Ao adiantar o ponteiro do relógio, o Brasil “ganha” mais uma hora de claridade ao final do dia. Assim, aproveita melhor a luz natural no período de suprimento mais crítico do dia (das 18h às 21h), quando as pessoas voltam para casa, tomam banho, e a iluminação pública é ativada.

Participam do ajuste de horário moradores de Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia (a partir de um decreto presidencial publicado na data da última quinta-feira, em edição extraordinária do Diário Oficial da União, com isso a Bahia será o único Estado do Nordeste a adiantar os relógios).

Com mais uma hora de luz natural, a expectativa é que a demanda por eletricidade caia entre 45 nos horários de pico.

Fuso

Com as mudanças trazidas pelo ajuste no relógio, o Brasil continental passará a ter três fusos horários. O primeiro é compreendido pelas unidades da federação do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo), mais Goiás e Distrito Federal.

Com uma hora a menos, aparecem o Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão), além do Tocantins, Pará, Amapá, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com duas horas a menos em relação à Brasília, estão Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia.

esmeralda

nossa que ruin o bahia não gosta de horario de verão,a dilma quer mudar os jeitos dos bahianos

elias

eu nao gosto de horario de veraotem como voces cancelarem horario de verao aqui na bahia

Adicionar comentário

Aviso: No momento do cadastro são capturadas informações que possibilitam a identificação individual do usuário e de seu computador

banner_unisa.gif Maxima_1 Miranda
Miranda Miranda Miranda Miranda banner_nop banner_nop emaq3b.jpg emaq3b.jpg
aman

emaq3b.jpg Maxima_1

Facebook     Twitter   

Jornal na Net
As matérias do site são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.