Cultura em debate na cidade de Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 14/10/2011

Os debates para a elaboração do Plano de Cultura de Embu das Artes, para os próximos dez anos, já começaram e continuam abertos a toda a população. Na Pré-conferência Municipal de Cultura, que será realizada no dia 22 de outubro, a partir das 8 horas, na EM José Arnaldo Mellone (Rua Professor Cândido Mota Filho, 150, Jardim Sílvia), os grupos setoriais se reunirão para apresentação e debates de propostas. As que forem aprovadas pela maioria dos participantes serão levadas à 3ª Conferência Municipal de Cultura, em novembro (19), e servirão de base para o Plano Municipal de Cultura.

No lançamento da Conferência, em 8/10, foram apresentados o relatório, a metodologia e os eixos setoriais (música, artes cênicas, plásticas e visuais, literatura, artesanato, culturas populares e urbanas, patrimônio, Pontos de Cultura e instituições culturais). Todos estão abertos a qualquer pessoa que queira participar (veja links). Os grupos formados ficaram com a incumbência de avaliar as propostas apresentadas e fazer suas considerações. Participaram cerca de 100 pessoas, entre representantes de Pontos de Cultura, Núcleos de Cultura, artistas e público em geral.

No encontro, houve elogios – “Nacionalmente a cultura não está bem articulada. Se queremos mudar, é com discussões municipais”, Rose, da Organização não Governamental (OnG) Cultura Raiz –, alertas – “Todos comentam que empresas não promovem cultura porque governo não dá contrapartida”, Mário Ramos, escultor –, cobrança – “Estou há 38 anos na cidade e não sou informado”, Capenê, cartunista –, dúvida – “Hip hop é dança ou cultura urbana?” – e esclarecimentos: “Estamos estruturando uma política pública de cultura para a nossa cidade. Na segunda Conferência criamos o Conselho de Cultura, o primeiro em 460 anos de história e 50 de emancipação. Nesta conferência temos de avançar mais.E com mais gente participando”, disse o secretária de Cultura, Paulo Oliveira.

Conferência poderá ter 3 mil participantes

A 3ª Conferência de Cultura de Embu das Artes poderá contar com quase 3 mil participantes. Isso, se os alunos e professores dos Núcleos de Cultura, com mais de 2.500 vagas preenchidas, e os grupos que integram os dez Pontos de Cultura da cidade decidirem participar. Poderá ultrapassar os 3 mil, se contar ainda com todas as pessoas envolvidas com a música, a dança, o teatro, a poesia, a arte na cidade e até aqueles que estão sempre prontos a exercitar o seu direito democrático de sugerir e debater as propostas, de todos os segmentos, que servirão de base para o Plano Municipal de Cultura para os próximos dez anos. A sua participação é indispensável, acredite!

Inscreva-se no setorial de sua preferência

1. Setorial de Música / banda, coral, conjuntos musicais (cantores, instrumentistas, regentes, arranjadores, técnicos).

2. Setorial de Artes Cênicas – Teatro /  teatro de bonecos, mamulengos, mímica, artes circenses, clow (atores, diretores, cenógrafos, iluminadores, sonoplastas, técnicos).

 3.    Setorial de Artes Cênicas – Dança / balé, jazz, contemporâneo, danças étnicas, sapateado (cenógrafos, iluminadores, sonoplastas, coreógrafos, técnicos)

4.    Setorial de Artes Plásticas / pintura, escultura, gravuras, desenho

5.    Setorial de Artes Visuais / cinema, fotografia, novas mídias

6.    Setorial de Literatura / poesia, contos, crônica, cordel

7.    Setorial de Artesanato e atelier (redes produtivas) / moda, design, gastronomia

8.    Setorial de Culturas Populares / danças brasileiras, capoeira

9.    Setorial de Culturas Urbanas / movimento Hip Hop)

10. Setorial de Patrimônio História / memória, museus,, acervos, arquitetura, urbanismo)

11. Setorial dos Pontos de Cultura / Zumaluma, Casa do Artesão, Jump, Km 30, Acorde, Círculo Palmarino, Cine Clube, Associação Capoeira,  Solano Trindade, Casa de Cultura Santa Tereza

12. Setorial das Instituições Culturais / ONGs, entidades culturais, associações, SABs

A grande Conferência

Os setoriais fazem parte dos cinco eixos e subeixos temáticos da 3ª  Conferência de Cultura do Município da Embu das Artes, em 19/11, que tem como tema geral Construção de Políticas, Programas e Ações Culturais:

1.  Políticas de expansão: Políticas de fomento e difusão, redes produtivas e serviços criativos, estímulo a criação artística, garantia do acesso a bens culturais;

2. Formação e Intercâmbio Cultural: política de formação e qualificação da cultura, Universidade Federal de São Paulo (Campus de Extensão e Graduação Unifesp);  

3. Economia da Cultura: financiamento da cultura (Lei do Fundo Municipal, leis de incentivo municipais), sustentabilidade das cadeias produtivas da cultura, geração de trabalho e renda através da cultura;

4. Gestão Pública da Cultura: orçamento, gestão dos equipamentos culturais, desenvolvimento territorial da cultura, ttransversalidade da cultura;

5. Patrimônio Cultural e Arquitetura: patrimônio material e imaterial, museus, arquivos e memoriais, arquitetura e urbanismo.

Elke Lopes Muniz

Comentários