Sessão da Câmara de Taboão lembra hora do recreio

Por Sandra Pereira | 11/10/2011

Uma sessão sem projetos, cheia de discussões vazias e sem nexo. Com os vereadores andando e batendo papo pelo plenário enquanto o público sem entender esperava o retorno dos trabalhos. Assim foi a noite desta terça-feira,11, na Câmara Municipal de Taboão da Serra. O plenário lembrava pátio de escola no horário de intervalo, tomado por vários grupos conversando sobre tudo sem pressa ou preocupação. 

Às 20h30 o clima de descontração da hora do recreio escolar ficou mais forte  com direito até a fundo musical que foi desde sertanejo até MPB. Sem pressa nenhuma cada vereador se ocupava como podia, conversando, lendo ou participando das reuniões dos grupos.

Se algum munícipe fosse ao plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra dificilmente entenderia a dinâmica de funcionamento do Legislativo, que trava sempre que há “questões internas mal resolvidas”. Os assessores dos parlamentares de Taboão já habituados com a enrolação na Casa torciam para a sessão chegar ao fim.


Como aconteceu nas últimas sessões os vereadores retornaram ao plenário após as 21H40, poucos minutos antes do encerramento do expediente previsto para as 22 horas. Como ninguém soube ao certo o que aconteceu na reunião interna fica a sensação de que o Legislativo de Taboão não fez nada na noite de trabalho.

Somente as 21h53 o presidente da Câmara, vereador José Macário acusou o recebimento de um  projeto de urgência especial do Executivo, sem qualquer explicação sobre o seu teor. Dois minutos depois o projeto foi aprovado. Em seguida o vereador Cido leu o caput do projeto que trata da composição dos integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar.

Como que para recuperar o tempo perdido, após as 22 horas, os vereadores subiram à tribuna para falar de assuntos diversos. Vários deles comentaram as mudanças de partido dos vereadores. Olívio Nóbrega relatou que a Câmara tem cinco pré-candidatos a prefeito e avaliou que todos estão preparados para assumir o desafio.

O vereador Aprígio foi à Tribuna para falar da troca de partido e da sua pré-candidatura a prefeito. Ele pôs o seu nome à disposição do grupo da base aliada do prefeito e anunciou que vai buscar apoio dos partidos e lideranças. "Na política ninguém faz nada sozinho. Se eu for o escolhido para ser o pré-candidato vou conversar com as lideranças e procurar somar", disse Aprígio.

A sessão acabou às 22h47, dando a impressão que a Casa trabalhou demais, entretanto, os presentes sabem que quase nada foi feito pelos moradores e a cidade na noite de trabalho em ritmo de intervalo escolar. 


Comentários