João Miranda se desespera e faz acusações na tribuna
Acuado por todos os lados em razão das denúncias de participação no esquema de botas-fora em Itapecerica da Serra, o vereador João Miranda (PSB) está cada vez mais desesperado e desferindo ataques indistintamente. Na sessão da Câmara Municipal nesta quinta-feira (6) ele atacou na tribuna a reportagem do Jornal na Net e a jornalista Sandra Pereira. João Miranda é apontado pela Polícia Civil como líder do bando que explora os bota-foras na cidade. O Ministério Público de Itapecerica anunciou essa semana que vai voltar a pedir a prisão dele.
Anteriormente o vereador já tinha atacado ao jornal Folha do Pirajuçara, primeiro a divulgar as denuncias sobre os bota-foras na cidade. Ao ser questionado pela jornalista Sandra Pereira sobre as razões dos ataques feitos a ela e Jornal na Net na tribuna ele se limitou a responder: “sinto que você não gosta de mim por alguma razão”. Miranda ainda admitiu estar sob forte pressão em razão das denuncias e se disse acuado pelos ataques constantes dos membros do PSB.
No mesmo pronunciamento o vereador atacou Erlon Chaves, ironicamente utilizando uma matéria feita pela jornalista Sandra Pereira onde ela cita a decisão judicial que deixou Erlon inelegível na cidade.
O vereador foi gravado pelo seu ex-assessor Vitor Rangel, dando detalhes sobre o funcionamento dos bota-foras em Itapecerica da Serra, cidade inserida numa área de 100% de proteção de manancial. Na gravação João Miranda admite ter recebido propina de um mil reais por um bota-fora implantado na cidade.
O edil também é alvo de uma denúncia feita por um ex-funcionário de seu gabinete referente a contratação de funcionários fantasmas. Miranda taxou Erlon de criminoso e disse que ele tem uma longa ficha suja.
Dentro do PSB João Miranda estava numa situação delicada. Enfrentou uma das piores crises internas já registrada na sigla em Itapecerica. Na própria Câmara Municipal ele ficou numa situação delicada ao tentar envolver nas denúncias os nomes de vários vereadores da cidade. A situação na Casa ficou delicada e foi aberta uma Comissão Especial de Inquérito para investigar as denúncias contra ele.
Diante da situação cada vez mais crítica que o parlamentar enfrenta na cidade, o vereador José Maria chegou a pedir de tribuna a renúncia de João Miranda do cargo. O vereador Clóvis Pinto disse que a renúncia dele seria precipitada.
“Esses meliantes que plantam informações caluniosas nós temos que aguentar. Nossa força está no trabalho, na rua com a comunidade”, acusou enraivecido na tribuna.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Chuvisco, exaltou a importância da imprensa, e afirmou que o papel dela é tornar público as informações. Ele reconheceu que a imprensa faz a divulgação dos fatos municiada por informações e documentos das fontes.
“A gente fica chateado mas tem que saber lidar com isso. Sei da sua situação mas tem que saber lidar com isso”, ensinou o presidente da Câmara.
O pivô da fúria do vereador João Miranda contra o Jornal na Net e a jornalista Sandra Pereira foi à matéria sobre a eleição do Partido Social Brasileiro (PSB), no dia 25 de setembro, onde foi tratado que ele perdeu o comando do partido na cidade. João Miranda negou que tenha disputado a eleição e que indicou alguém no lugar dele para concorrer em uma das chapas.
João Miranda é um dos personagens centrais das denúncias envolvendo a prática de bota-foras em Itapecerica. O Ministério Público vai pedir a prisão preventiva de 17 pessoas acusadas de facilitar o crime ambiental na cidade. As denúncias foram tornadas públicas por membros do próprio PSB e fizeram o partido protagonizar a maior crise interna da cidade.
Leia as matérias produzidas pelo Jornal na Net sobre o caso João Miranda:
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3516/acusados-em-crimes-de-bota-fora-podem-ser-presos
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3191/juiz-recusa-pedidos-de-prisao-por-bota-foras-de-itapecerica
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3179/mp-desvenda-esquema-dos-bota-foras-em-itapecerica
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3536/mp-investiga-funcionarios-fantasmas-de-vereadores
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3457/joao-miranda-perde-comando-do-psb-em-itapecerica
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3318/cei-de-itapecerica-ouve-citados-em-cd-denuncia
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3174/denuncia-de-funcionario-fantasma-envolve-vereador
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3160/joao-miranda-alega-inocencia-diante-das-acusacoes-de-bota-fora
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3155/cei-descobre-origem-do-cd-denuncia-em-itapecerica
