Festa da padroeira unifica paróquias num grande espetáculo com mais de 5000 pessoas

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 6/10/2011

Mais de 5000 católicos lotaram o Centro de Eventos Caipirão para celebrar e homenagear a padroeira Nossa Senhora do Rosário como é feito em Embu das Artes há pelo menos 320 anos. A celebração foi um grande espetáculo de luzes, cores, som, vídeos e cheiro de incenso que garantiu a total emoção dos presentes, inclusive do prefeito Chico Brito que se emocionou ao ler um texto de Consagração à santa pedindo sua benção em nome de toda a cidade. A assistente de administração do Caipirão, Daniela Mota, que participou da festa, acredita que tenham comparecido mais de 5 mil pessoas “Talvez 6 mil”.

Além do prefeito, participaram da festa o deputado Geraldo Cruz, os Secretários Municipais Rosemary Matos da Educação e Paulo Oliveira, da Cultura; o presidente da Câmara Silvino Bonfim e os vereadores Ná e Júlio Campanha.

Essa foi a primeira vez, desde a criação da Paróquia de Todos os Santos, que a Festa da Padroeira do Município consegue reunir delegações de quase todas as comunidades e bairros da cidade. Participaram representantes das paróquias Santa Paulina (de Itatuba), São João Evangelista (do Jardim Magali), Cristo Ressuscitado e São Marcos (ambas do Parque Pirajussara), Santa Tereza, São José e Santo Eduardo, Santa Otília (Vista Alegre), Santa Inês (Jd. São Luiz), São Judas e Santa Clara (Jd. Pinheirinho), além da própria paróquia Nossa Senhora do Rosário do centro.

O padre Sebastião Gomes, pároco de Nossa Senhora do Rosário, disse que a nova experiência da celebração conjunta foi uma conquista que “superou todas as nossas expectativas”. “Nossa! Valeu muito!. Foi um saldo muito positivo porque essa decisão de chamar todas as paróquias e unificar a celebração foi muito recente, ficou muito em cima da hora, e nós não tivemos muito tempo de trabalhar isso. Mas mesmo assim valeu!

Padre Gomes também falou da falta de algumas paróquias. “Infelizmente não tivemos ainda a adoção 100% de todas as paróquias. Faltaram 4 paróquias que não entenderam ainda o sentido da comunhão , mas se Deus quiser no próximo vamos nos empenhar para que todas participem”.

Um dos organizadores da festa, padre Lourivaldo Nilo Gonçalves, da Paróquia Cristo Ressuscitado (Parque Pirajussara) cre que haviam mais de 5000 pessoas inclusive irmãos inclusive das paróquias de Todos os Santos, São Vicente e São Lucas. Coordenador da Juventude Católica em Embu das Artes, ele ficou muito satisfeito com essa primeira união e diz que grande parte do sucesso da festa são dos jovens e da Pastoral das Famílias. “Agora são 13 paróquias unidas para celebrar a Eucaristia nessa celebração à Nossa Senhora, mostrando que é com os jovens e suas famílias que vamos construir uma sociedade mais justa”

Padre Lourivaldo também falou da resistência inicial de alguns católicos que estranharam a festa ser realizada no Caipirão. “Mas devagarinho a gente foi conquistando as pessoas, explicando que aqui também é um ambiente cultural, que dá pra se fazer uma missa. E o resultado você pode ver aí, como as pessoas estão emocionadas e felizes. Foi maravilhoso” –

O apresentador da festa, Padre André Dimas da Paróquia São Judas, diz que a enorme participação demonstra a unidade dos católicos da cidade há muito já requerida, talvez por causa da natureza piedosa de N.S.do Rosário em suas aparições para ajudar principalmente os mais necessitados. Padre André também agradece muito ao prefeito por toda a ajuda na organização e no sucesso da festa.

Chico Brito emocionou e se emocionou

O prefeito Chico Brito foi quem fez a Consagração da imagem de N.S. do Rosario, em nome de todos os moradores, pedindo que abençoe e proteja toda Embu das Artes, lendo o seguinte texto.

“Ó incomparável senhora do Rosário. Mãe de Deus. Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores. Refugio de consolação dos aflitos e atribulados. Virgem santíssima . Cheia de poder e de bondade.Lançai sobre o nosso município de Embu das Artes , um olhar favorável para que sejamos socorridos por Vós em todas as necessidades.

Lembrai-vos Oh clementíssima mãe do Rosário, que nunca se ouviu dizer que alguém daqueles que tem a Vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção fosse por Vós abandonado. Animados com essa confiança, a vós recorremos. Tomamo-vos de hoje para sempre como padroeira de nosso município de Embu das Artes. E por nossa mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte. Livrai-nos de tudo o que possa ofendê-la e a vosso santíssimo filho, Jesus. Preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo. Dirige-nos em todos os negócio espirituais e temporais . Livrai-nos da tentação do demônio para que trilhando o caminho da virtude possamos um dia ver-vos e amarmos na eterna gloria por todos os séculos e séculos. “

Em seu discurso, Brito agradeceu a Deus e a cada um dos padres das diversas paroquias presentes essa antiga vontade de unificar todas as comunidades e disse que estará no ano que vem junto com todas as paróquias realizando novamente essa missa maravilhosa:

”... toda essa união em torno dessa celebração acontece em um mês após a oficialização do nome da nossa cidade como Embu das Artes. Então a nossa cidade a partir de 6 de setembro é Embu das Artes. Que Deus nos abençoe e que Nossa Senhora nos proteja com seu manto” - lembrou o prefeito

Além de participar de toda a missa e cerimônias o prefeito recebeu uma grande tela com a imagem de Na Sª do Rosário pintada a óleo.

Geraldo Cruz: “Unificação é histórica”

Já o Deputado e ex prefeito Geraldo Cruz adorou a Festa e ficou muito feliz com o número expressivo de participantes que para ele demonstra o reconhecimento da importância de Nª Sª do Rosário para todo o município. E disse que a unificação das paróquias é muito importante para a unificação dos católicos porque a antiga política da Diocese de criação de várias paróquias desagregava o encontro dos católicos de toda a cidade que sempre foi forte em Embu das Artes.

Cruz,que participou das Comunidades Eclesiais de Base da Paróquia Nª Sª do Rosário desde a década de 1970 e viveu a criação da Paróquia de Todos os Santos e posteriormente de todas as outras paróquias, lembrou que quando haviam só duas paróquias, os católicos do município sempre se encontravam e que a criação de várias paróquias acaba fazendo com que os devotos de diferentes santos e suas comunidades esqueçam um pouco da cidade e sua padroeira:

“Eu mesmo participei de encontros de jovens católicos do município, que agregava jovens de toda a cidade mesmo quando já eram duas paróquias separadas. Sempre nos reuníamos nas festas porque para nós católicos a fé nos santos padroeiros é muito forte e nós temos que estar sempre unidos”.

Segundo o deputado a importância da unificação da Festa está em resgatar valores simbólicos muito fortes porque mexe com a fé das pessoas e traz um apelo para a unidade: porque os católicos valorizam muito essa unidade na fé nos santos e nas comunidades.

Arney Barcelos

Comentários