Macário afasta Paulo Félix da CEI de Taboão

Por Sandra Pereira | 30/09/2011

O vereador Paulo Félix (PSDB) foi afastado, na noite da última sexta-feira, 30 de setembro da Comissão Especial de Inquérito (CEI) pelo presidente da Câmara, José Macário (PT). Após parecer da procuradoria da Casa, Macário determinou o afastamento de Paulo Félix e já está oficializando a decisão aos membros da CEI. A expectativa é que no começo da próxima semana um relator seja escolhido.

O pedido de afastamento de Paulo Félix da CEI foi assinado por nove vereadores e protocolado na Câmara nesta quinta-feira. A expectativa é de que o vereador não aceite facilmente o afastamento.

Relembre o pedido de afastamento

Os vereadores Valdevan Noventa (PDT), Wagner Eckstein (PT), Ronaldo Onishi (PPS), Talles Franco (PRP), Walter Paulo (PSB), Fausta Leite dos Santos (PSB), José Aprígio  (PRB), Alberto Queiroz (PV) e Alexandre Depieiri (PSB) protocolaram documento na Câmara Municipal nesta quinta-feira (29) pedindo o afastamento do vereador Paulo Félix (PSDB) da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura as denúncias de fraude na arrecadação de tributos da cidade. Os nove vereadores integram a base de apoio ao prefeito Evilásio Farias. Esse foi o terceiro pedido de afastamento do relator da CEI nos últimos 15 dias.

No documento protocolado para o presidente da Câmara Municipal, vereador
José Macário (PT), os nove vereadores da cidade pedem o “afastamento imediato de Paulo
Félix da CEI em caráter emergencial e irrevogável, num prazo de 24 horas. Será resguardado ao vereador o amplo direito de contraditório no prazo, mas, fora da comissão para que não crie vício no relatório final”, destaca o documento.

No texto que fundamenta o pedido os vereadores pedem a indicação imediata de um outro parlamentar da cidade para compor a CEI. Eles argumentam que Paulo Félix é alvo de uma investigação do Ministério Público em razão das denúncias de venda irregular de lotes pela Cooperativa Habitacional Novo Horizonte, que ele presidia na cidade.

O documento cita que a regularização do loteamento denominado Jardim Record Gleba C aconteceu no dia 28 de dezembro de 2004. No apagar das luzes do governo do ex-prefeito Fernando Fernandes. “Segundo o MP  o metro quadrado cobrado pela Cooperativa de Paulo Félix custava R$ 308,67, enquanto a área da Prodesp foi vendida ao Shopping Taboão por R$ 106,10, ou seja os cooperados pagaram mais caro pela sua casa do que o shopping”, revela o texto.

O documento subscrito pelos nove vereadores relata as movimentações dos processos que Paulo Félix responde à justiça e volta a falar que ele se beneficiou com baixa indevida de tributos na cidade. Além disso, denuncia que o vereador tem uma vasta ficha criminal. Em anexo ao texto foram apresentados documentos do Tribunal de Justiça de São Paulo onde constam os números de vários processos que o vereador Paulo Félix responde.

Paulo Félix disse por telefone ao Jornal na Net que o pedido é mais uma tentativa de desestabilizar a CEI. Ele afirmou não acreditar no seu afastamento da Comissão. Félix disse que já conversou com vários vereadores que subscreveram o pedido de afastamento e os mesmos adiantaram que pretendem retirar suas assinaturas.

“A CEI está atuando normalmente alicerçada em documentos e na opinião pública. Estou trabalhando no relatório e não vejo motivo para me preocupar”, resumiu.

Comentários