Projeto da Enel implanta energia solar em escolas estaduais de Taboão da Serra e Embu das Artes
Taboão da Serra e Embu das Artes estão entre os municípios beneficiados por um projeto de eficiência energética da Enel Distribuição São Paulo, que prevê a instalação de sistemas de energia solar em escolas da rede estadual. A ação faz parte de um programa que alcançará 18 unidades de ensino em todo o Estado, com investimento superior a R$ 3,8 milhões.
Em Taboão da Serra, o projeto atenderá as escolas estaduais EE Reverendo Almir Pereira Bahia e EE Professora Neusa Demétrio. Já em Embu das Artes, as unidades contempladas serão a EE Jacques Klein e a EE Professora Rosana Sueli Funari. As instituições receberão usinas fotovoltaicas com capacidade para suprir todo o consumo de energia elétrica, tornando-as autossuficientes.
Além de gerar economia aos recursos públicos, a iniciativa contribui para a diminuição da emissão de gases poluentes e fortalece a adoção de práticas sustentáveis no ambiente escolar. A energia excedente produzida poderá ser utilizada por outras unidades da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
A previsão é que o projeto gere anualmente 1.910,18 MWh, volume equivalente ao consumo de mais de 630 residências. Além de Taboão da Serra e Embu das Artes, escolas da capital paulista e dos municípios de Jandira, Itapevi, Mauá e Santo André também serão beneficiadas.
De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, o projeto terá ainda um papel educativo, permitindo que a energia solar seja utilizada como ferramenta de aprendizado, estimulando alunos e professores a refletirem sobre sustentabilidade e uso responsável dos recursos naturais.
“O projeto transforma a realidade das comunidades escolares dessas 18 unidades. Além da economia e da geração de energia limpa, as escolas poderão desenvolver atividades pedagógicas voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental”, afirmou o secretário estadual da Educação, Renato Feder.
Segundo a Enel, a iniciativa é realizada por meio da Chamada Pública de Projetos (CPP) da concessionária e integra o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que promove a modernização da infraestrutura elétrica em instituições públicas.
Da Redação do Jornal na Net
