Alunos de Taboão visitam exposição “o Xingu dos Villas Boas”

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 23/09/2011

Alunos do Jardim I da Escola Municipal Infantil Santo Antônio visitaram, no início de setembro, a exposição Irmãos -  o Xingu dos Villas Bôas, no SESC Pompéia.

A exposição  recriam as experiências vividas pelos irmãos Villas Boas, importantes sertanistas brasileiros, no Parque Indígena do Xingu.

Durante a mostra,  as crianças vivenciaram passeios em canoas, um vôo virtual de helicóptero, assistiram a vídeos que retratam a rotina das tribos indígenas.

Além disso, eles puderam conhecer brincadeiras cultuadas pelas crianças da tribo, ouviram os sons da floresta,  apreciaram vestimentas e utensílios domésticos presenteados aos índios pelos irmãos Villas Boas e aprenderam sobre a fabricação da farinha de tapioca.

O estudante Caio Mesquita Serafim,  de 4 anos, foi taxativo em dizer  o que mais gostou da exposição. “Gostei de tudo, do helicóptero, do barco, dos colares de dentes de macaco, do mapa, dos presentes pendurados e dos banquinhos de animais”, contou ele, animado.
 
De acordo com a  coordenadora  da escola, Sandra da Silva, a excursão propiciou aos alunos a  oportunidade de apreciar e conhecer o modo de vida Indígena, a  valorizar  essa  herança cultural e estabelecer relações com nossos costumes e cultura. A visita integra o projeto didático da professora Lucélia Silva de Carvalho.
 
Este ano, completam-se 50 anos  da criação do Parque Indígena do Xingú, que está localizado ao norte do Estado do Mato Grosso. Esse parque é ocupado por 16 etnias indígenas.

Marcelo Valladão

Comentários