Militantes fazem ato de desfiliação do PMDB em Taboão da Serra

Por Outro autor | 23/09/2011

A noite de quarta-feira (21) ficará marcada nos corações de mais de 50 pessoas que participaram do ato histórico de desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro em Taboão da Serra, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, na Vila Iase.

Fortes lideranças, pré-candidatos e pré-candidatas ao pleito eleitoral de 2012 realizaram em conjunto um ato de desfiliação do PMDB demonstrando a insatisfação com a Executiva Estadual, pois o Diretório Municipal foi destituído desde abril de 2011 e não houve nenhuma discussão para a formação de uma Comissão Provisória Municipal além dos fortes boatos de que a Comissão seria formada por pessoas que nunca foram militantes do partido.

Com a proximidade dos prazos de filiação que vai até o dia 5 de outubro, o grupo que protocolou na Assembleia documento no dia 5 de setembro, direcionado ao Vice-Presidente Michel Temer, ao senador Waldir Raupp, presidente do Diretório Nacional do PMDB e ao Deputado Estadual Baleia Rossi, presidente da Comissão Provisória Estadual de São Paulo descrevendo o descontentamento do partido no município de Taboão da Serra. Além disso, foram mais de 5 meses de luta, discussões e encaminhamentos de documentos.

Sem obter nenhum retorno, o grupo decidiu deixar o partido e buscar outros caminhos pautados exclusivamente para dar continuidade a luta democrática e dar continuidade ao árduo e incansável trabalho de promover o crescimento social do cidadão taboanense.
As lideranças discursaram sobre a história de militância, formação e o trabalho realizado pelo grupo peemedebista em Taboão. Emoções e o desejo de abrir novos caminhos foram ecoados e a esperança de uma nova direção foi defendida e comemorada pelos presentes.

No discurso do atual secretário de manutenção, Carlos Eduardo de Toledo frisou que o partido sempre ocupou lugar na história e que não é com alegria que deixam o partido. “Fizemos história na mudança política deste Estado de São Paulo e do Brasil, não apenas em Taboão da Serra. Neste momento estamos deixando o PMDB, não porque nos desiludimos com a política partidária, mas sim porque o Partido talvez não tenha mais interesse pelos nossos braços para lutar”.

Um dos fundadores do partido em Taboão da Serra, Claudemir (Magrão) relembrou muitas histórias e revelou a tristeza de deixar o PMDB. “Dói muito no meu coração. Vou sair porque tenho compromisso com este grupo, e para onde vocês forem eu vou junto. Tentaram com um golpe baixo e rasteiro, mas não vamos abaixar a nossa cabeça, vamos manter o nosso caráter e a nossa lealdade e desse nosso grupo sairão muitos vereadores e vereadores na próxima legislatura”.

O último presidente do diretório municipal, Silvio Claudino, com lágrimas nos olhos disse que uma nova porta está a espera do grupo. “Não é uma porta que está se fechando para nós e sim nós que estamos fechando essa porta e sabem por quê? Foi uma porta que nos abriu muitos caminhos, que assegurou saúde, educação, transporte. Com esse movimento, caminhamos para a democracia e a liberdade de expressão. Ajudamos a eleger a nossa presidenta Dilma, o vice-presidente Michel Temer e aqui na cidade tivemos prefeito em dois mandatos vereadores em todas as legislaturas. Deixamos o PMDB com tristeza, mas com firmeza do pensamento que não condiz mais com os nossos pensamentos e outras portas se abrirão para um novo caminho, o da sequência e de mudança histórica de Taboão da Serra”.

A força feminina também marcou a presença do ato. Lideranças como a Coordenadora dos Direitos da Mulher, Dra. Maria Amélia, Janete, Maria dos Anjos, Anita e a Érica da Enfermagem que não estava no partido, mas que foi abraçada pelo grupo discursaram sobre a necessidade de ter mulheres na Câmara Municipal. “Temos que dar continuidade ao nosso trabalho de inclusão social e de participação popular. Me orgulho de fazer parte deste grupo e de coordenar os Direitos das Mulheres. Não teremos medo. Vamos ter 52% de mulheres na Câmara e nada de tristeza, vamos a luta”, disse Maria Amélia.

Márcio Leite fechou a reunião mostrando indignação com a falta de retorno da Executiva Estadual. “Eles estão levando apenas quatro, quatro siglas (PMDB). Vão precisar de Taboão, estão perdendo muito, este grupo é forte, mas não teremos medo, não respeitaram a nossa história, a nossa militância. Vamos mostrar como se faz Política”.

Também estiveram presentes integrantes de outros partidos, representando o
PT, Ordelan e Wilson, o PDT o vereador Valdevan Noventa e o PTB Arlete Silva, secretária de Assistência Social e Cidadania.   

Texto e fotos: Divulgação

Comentários