Sabesp vai ampliar racionamento de água nas cidades da região para 10 horas diárias

A Sabesp vai  ampliar o período de redução no abastecimento de água nas cidades da região metropolitana, incluindo Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra. A redução da pressão da água passará de 8 para 10 horas por dia. A medida tem como objetivo preservar os níveis dos mananciais diante da estiagem prolongada e na prática representa racionamento de água.

A nova regra estabelece que a redução da pressão na rede ocorrerá das 19h às 5h. Além disso, algumas localidades poderão enfrentar cortes adicionais em horários pontuais durante o dia. O comitê responsável pela decisão, formado pela Arsesp (agência reguladora de serviços públicos) e pela Sabesp, não detalhou quais bairros serão atingidos nem os critérios de aplicação da medida.

O endurecimento acontece em meio a uma das semanas mais secas do ano. O estado enfrenta alerta para queimadas em diversas regiões, com focos persistentes de incêndio em áreas de preservação, como na cidade de Cruzeiro.

Nas residências que não tem caixa d’água o problema é ainda mais grave. Na realidade todos devem economizar água uma vez que a situação dos reservatórios já é crítica. 

Sandra Pereira

Comentários