Taboão sedia Campeonatos Desportivos para Cegos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 16/09/2011

O ginásio Ayrton Senna da Silva e a Escola Estadual Maria José Antunes Ferraz, no Parque Marabá, receberam no sábado (10) e no domingo (11) mais de 180 atletas que disputarão a 4ª Etapa classificatória para o Campeonato Paulista de Xadrez para deficientes visuais e a 3ª etapa classificatória do Campeonato Paulista Goalball promovida pela Federação Paulista de Desportos para Cegos.

No campeonato de Goalball, participaram as cidades de Santos, Guarulhos, São Bernardo, Franca, São José dos Campos, Itapetininga, Ribeirão Preto, São Paulo (capital), Mogi das Cruzes, Limeira, Ciadeva de Taboão da Serra, Jundiaí e Tabubaté.

A competição de goalball é dividida em séria A, série B e feminino. A equipe de Taboão da Serra do Ciadeva, orientada pela professora Berenice Prado, conseguiu subir para a série A em 2010.
No campeonato de xadrez, participaram as cidades de São Paulo (Cadevi), Ciadeva (Taboão da Serra), Adevir (Guarulhos), Adevevale (Taubaté), Selt (Catanduva). Taboão da Serra conquistou o segundo lugar por equipe, Mauro Mai conquistou a 4ª colocação e Renato Barbosa Almeida a 5ª colocação. Nesta etapa conquistaram a classificação para a próxima fase os primeiros 10 colocados.

Para Luiz Antonio Pedrosa, presidente da Federação Paulista para Cegos, a receptividade e o investimento em inclusão da cidade de Taboão da Serra é um incentivo para os atletas.“Isso demonstra principalmente a importância e o respeito que as cidades sedes estão tendo com as pessoas com deficiência visual e elas tomando essa atitude estão divulgando o desporto para cego na região, nas cidades e também permitindo que esses atletas pratiquem o esporte, e praticando o esporte eles estarão se aprimorando fisicamente, tecnicamente, visando até algo mais, como possíveis seleções.

Temos uma história antiga com a cidade de Taboão da Serra e sempre somos recebidos muito bem. A superação dos atletas causa a integração entre as pessoas com deficiência e as pessoas não deficientes, isto é o mais importante, a integração”, informou.
Governo Municipal de Taboão investe em inclusão

A Prefeitura de Taboão da Serra através da Secretaria de Esportes e Lazer forneceu alimentação (café da manhã, almoço e janta) para todos os atletas e comissão e também alojamento. O governo municipal também adquiriu todo o material esportivo para a modalidade de goalball (travas, rede e bola).

Renata Gomes

Comentários