Câmara rejeita pedido de impeachment de Evilásio

Por Sandra Pereira | 14/09/2011

A Câmara Municipal de Taboão da Serra acaba de negar o recebimento da denúncia de fraude  Político Administrativa contra a prefeito Evilasio Farias, protocolado na Casa por José  Afonso da Silva, pedindo a abertura de uma Comissão Processante contra o prefeito Evilásio  Farias. Os vereadores recusaram por 9 votos contra 3 o pedido de abertura de impeachment com base no decreto 201/67 e o Regimento Interno da Câmara Municipal.Somente os vereadores Paulo Félix, Olívio Nóbrega e Cido votaram em favor da aceitação do documento de cassação.

O relatório do vereador Wagner Eckstein declinando pela ilegalidade da tramitação do documento foi lido em plenário pelo 1º Secretario da Câmara Municipal, vereador José Aparecido Alves, o Cido. O plenário silenciou para ouvir o longo parecer. Em alguns momentos o público se manisfestou com vaias, aplausos e expressões de descontentamento.

Os vereadores conversaram em grupos durante todo o período de leitura. A maioria de semblante fechado denunciando a tensão do momento. Outros pareciam estar distantes dali.

Entre as denúncias feitas no documento que pediu a cassação de Evilásio Farias constam as baixas irregulares de IPTU, de multas e mau uso do dinheiro público.

Noventa faz denúncias e fala em "plano diabólico"


O vereador Valdevan Noventa foi o primeiro a discutir o parecer da Comissão de Justiça e Redação da Câmara. Ele disse que o autor do pedido de impeachment transferiu o título para Taboão da Serra um dia antes de protocolar o documento na Casa, em seguida passou a fazer várias denúncias.

Noventa falou que tudo não passa de "um plano diabólico armado pelo ex-prefeito Fernando Fernandes e o investigador-chefe da delegacia Seccional de Taboão da Serra, Ivan Jerônimo da  Silva"."A mesma polícia que prendeu veio aqui e disse que o vereador Luis Elói era inocente.  
Possa ser que ainda hoje eu conte quem fez parte do plano e quem nos avisou que ia acontecer  comigo e o Elói se a gente ficasse com os perueiros", completou.

O vereador ainda disse que procuraram pêlo em ovo para prendê-lo."Eu vim aguentando ameaças de prisão direto. Muita gente tava calada, muitas autoridades não podiam falar. Tem muita coisa para contar eu precisaria no mínimo de quatro a cinco horas. Esqueceram de combinar comigo para o plano de assalto à cidade funcionar. Não sou mais candidato e vou combater as injustiças na cidade", resumiu.

Depois ele sugeriu que o homem tem que carater e personalidade, saber a camisa que veste. "Aqui tem nego que falava da farra do boi e do mister M e depois foi pra lá também. Tem  gente aqui que faz teatro. Tem muita sujeita e o povo de Taboão não pode ficar de fora  disso. No que depender de mim eu vou falar tudo. Quando o noventa vem aqui e fala é porque tem prova. Não falo denúncias para provocar eu falo e mostro a prova", disse.

Valdevan Noventa revelou que está tentando conseguir uma entrevista com o apresentador Datena a fim de apresentar documentos sobre os fatos que vem acontecendo em Taboão.

Paulo Rebate Noventa


Mesmo sem ter sido citado por Noventa Paulo Félix foi à tribuna e disse que Noventa fala que tem coragem, mas quando esteve diante da polícia se calou. "Aqui o senhor é lobo, mas quando  
a polícia veio aqui virou carneiro. Ele pediu que Noventa apresente as provas de que vem  falando nos últimos dias e contou que nunca foi preso ou acusado de cometer crimes.
 "O sr. acha que os vereadores não me contam o que senhor fala no escondido. Estamos  discutindo as denúncias contra o prefeito. Não é contra o senhor. Como pode a polícia, o  Ministério Público e a juíza estarem errados?", contestou.

Paulo Félix voltou a dizer que pode debater até o inferno congelar, dessa vez com Valdevan  Noventa, com quem vem travando sérios embates nos últimos dias. "Se o senhor tem provas tão contudentes quero que o senhor exiba hoje para que mais um seja desmascarado", observou.

O vereador criticou o relatório de Wagner Eckstein e alegou que ele analisou indevidamente o mérito e não o documento e chegou a ironizar que ele não teria sido escrito por outra  pessoa. "Não compete à Comissão de Justiça questionar o rito do processo na Casa. Vereador  
Wagner o senhor é muito maior do que esse relatório. Fui eleito três vezes pelo PT e não  cuspir no prato que comeu. Estive em vários locais fazendo cursos para aprender a ser  melhor",contou.

Ronaldo Onishi elogiou a coragem de Wagner Eckstein de produzir o relatório apontando a  ilegalidade da tramitação do documento. "Será que para fiscalizar temos que paralisar o  governo e a cidade. A CEI está andando. Já tem mais de 30 mil páginas de documento então é falácia dizer que a Câmara não está apurando. O que não queremos é que se monte um palanque eleitoral em cima disso", declarou.

O vereador Cido defendeu o autor do pedido de impeachment de José Afonso e disse que é favorável à investigação do governo do prefeito Evilásio Farias. "Se eu não tomasse essa decisão não dormiria tranquilo", salientou.

O vereador Wagner Eckstein disse que não em andamento nenhuma investigação formal contra o prefeito Evilásio Farias. Segundo ele o parecer negativo não avaliou mérito, mas, a questão do rito.

Brigas antes da sessão


Antes dos vereadores iniciaram a sessão os manifestantes pró e contra Evilásio Farias entraram em confronto no plenário. A briga começou no meio do plenário e vou avançando em  direção à saída. Houve gritos, empurra-empurra e correria. Momentos depois os vereadores começaram os trabalhos e o presidente Macário teve trabalho para conter os ânimos. O  vereador Olívio Nóbrega começou a apaziguar os mais exaltados e discutiu por quase 30  minutos detalhes da ata.

Eram quase 23 horas quando o presidente da Câmara Municipal paralisou a sessão para pedir que uma integrante do MTST que participava da sessão fosse retirada do plenário. A mulher  chamou os vereadores de ladrão e fez várias acusações.

Eu te amo Evilásio


Em meio a toda confusão na sessão um morador da cidade gritou empolgado eu te amo Evilásio arrancando sorrisos de todos os presentes. 

Na próxima quinta-feira a Câmara vai realizar sessão extraórdinária para apreciar projetos de interesse do Executivo. Já na sexta-feira outra sessão extraordinária vai apreciar as contas do prefeito.

Assista aqui o vídeo da briga na sessão:

http://www.youtube.com/watch?v=swihlPvI0k8&feature=player_embedded

Comentários