Detran-SP retoma fiscalização do transporte escolar com foco na segurança dos estudantes
O Detran-SP voltou a realizar operações regulares de fiscalização do transporte escolar em todo o Estado. Após um semestre de ações educativas, a meta para 2025 é ambiciosa: mil operações e a inspeção de mais de seis mil veículos.
Desde a segunda quinzena de junho, as chamadas Operações de Transporte Escolar Seguro (OTES) já foram realizadas em pelo menos 27 cidades paulistas, resultando na fiscalização de 199 veículos e 129 autuações. As principais irregularidades incluem a falta de autorização para transporte escolar e veículos em más condições, o que compromete diretamente a segurança dos alunos.
Com as férias escolares de julho, motoristas aproveitam para regularizar documentos e cumprir as exigências do Código de Trânsito Brasileiro, como a vistoria semestral obrigatória, curso especializado e a autorização para transporte escolar, que agora pode ser emitida gratuitamente pelo site do Detran-SP, via SEI.
A fiscalização analisa itens essenciais como pneus, freios, cintos de segurança, adesivos refletivos, tacógrafo, lanternas e documentos obrigatórios. Veículos e motoristas irregulares estão sujeitos a multas, suspensão da CNH e até remoção do veículo.
A retomada das operações tem como objetivo principal garantir que apenas profissionais habilitados e veículos seguros transportem crianças e adolescentes. Pais e responsáveis devem ficar atentos e exigir regularidade de quem presta esse tipo de serviço.
Da Redação do Jornal na Net