Ginásio do Jacira recebe 1º Festival de Capoeira

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 10/09/2011

A Secretaria de Cultura de Itapecerica da Serra realizou no último dia 4 de setembro o “1º Festival de Capoeira 2011”, no Ginásio Poliesportivo do Jardim Jacira. O evento fez parte da “Semana da Capoeira”, do Calendário Oficial de Eventos da cidade, e visa promover o esporte, lazer e cultura genuinamente brasileiros.

No Festival competiram os seguintes grupos de capoeira: Lobos da Noite; Guerreiros Baianos, Caminhando com Cristo, Berimbal da Bahia, Meninos de Aruanda, Grupo Escravidão e os que participaram juntos de Juquitiba: grupo Chibata e o grupo Pai e Filho.

O júri, composto por convidados da federação, avaliaram os seguintes quesitos: uniforme, tradição, ritmo, volume de jogo e técnica, sendo cada um valendo de 1 a 10 pontos. Segue abaixo a classificação final:

1° Grupo Escravidão 144 pontos
2° Berimbal da Baia 120 pontos
3° Chibata/Pai e Filho 119 pontos
4° Guerreiros Baianos 109 pontos
5° Meninos de Aruanda 99 pontos
6° Caminhando com Cristo 91 pontos
7° Lobos da Noite 89 pontos

O Festival teve apoio da Prefeitura de Itapecerica da Serra, Liga Itapecericana e Associação Desportiva Municipal (A.D.M).

Ainda como parte da Semana, a Secretaria promoveu no dia 27 de agosto uma palestra no auditório a sede da Cultura. As discussões trataram sobre as federações que hoje existem no Brasil e a legalidade da capoeira como esporte profissão e patrimônio público.

Este evento teve a presença do Mestre Roque; Homenageado do dia e Mestre mais antigo de Itapecerica da Serra, Ricardo Saliba Urbano; Diretor Regional da Federação Paulista de Capoeira e Presidente Liga de Capoeira de Itapevi, Mestre Jagunço; Presidente da liga Itapecericana de Capoeira, Pastor Sandro e Vereador José Maria, representando a Câmara Municipal.

Comentários