Homem que morreu esmagado em Morador de Taboão da Serra morre ao ficar preso entre portas do trem e da plataforma na Linha 5-Lilás

Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, de 35 anos, morador de Taboão da Serra, morreu na manhã desta terça-feira (6) após ficar preso entre as portas do trem e da plataforma na estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade, na Zona Sul de São Paulo. Promotor de vendas, ele também estudava Educação Física e dava aulas de natação na Acqudemia Espaço Físico. Era casado e pai de três filhos, de 18, 4 e 3 anos. Ele faria aniversário no próximo domingo, 11 de maio. A ocorrência foi registrada por volta das 8h05, em meio a plataformas lotadas.

Segundo relatos de testemunhas ao portal G1, Lourivaldo ficou prensado entre as portas do trem e da plataforma e foi arrastado. Passageiros gritaram e choraram, tentando alertar para a situação, mas o trem seguiu viagem.

“A primeira porta do desembarque fechou e a porta do trem fechou junto com o rapaz. O trem passou por cima dele. Todo mundo ficou desesperado, começou a chorar. Ele ficou preso entre as portas”, contou Bruno Moreira Costa, gestor comercial que presenciou o acidente. Ele também relatou a ausência de seguranças no local. “Nunca vi algo parecido. Está desesperadora a operação nos trens. Precisamos de mais segurança.”

As portas da plataforma funcionam como barreiras de segurança, impedindo o acesso aos trilhos quando não há trem parado. Porém, ao se alinhar com o trem, forma-se um vão entre as duas estruturas — espaço onde o passageiro ficou preso.

Antes do fechamento, um aviso sonoro é emitido, e tanto a porta da plataforma quanto a do trem possuem sensores que detectam se há obstrução. Quando o fechamento não ocorre corretamente, as portas devem se reabrir, como em elevadores. No entanto, segundo testemunhas, isso não aconteceu neste caso.

A ViaMobilidade confirmou a morte e informou que está colaborando com as autoridades para apurar as circunstâncias do acidente. 

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom).

Devido ao acidente, a Linha 5-Lilás teve lentidão e as plataformas ficaram lotadas, especialmente no sentido Chácara Klabin, dificultando o embarque e desembarque desde as 7h da manhã. A circulação dos trens já foi normalizada.

Enterro

O corpo de Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, de 35 anos, morador de Taboão da Serra, será velado nesta quinta-feira (8), a partir das 12h, no Cemitério da Saudade, em Taboão. O sepultamento está marcado para as 14h. 


Leia a íntegra da nota atualizada da Via Mobilidade: 

"É com profundo pesar que a ViaMobilidade confirma a morte de um passageiro após um acidente ocorrido por volta das 8h de hoje na Estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás. Mesmo após todos os alarmes visuais e sonoros, ele tentou entrar no vagão e acabou ficando preso no vão entre as portas do trem e da plataforma. Neste momento, a concessionária busca confirmar a identidade da vítima para prestar suporte à família e já registrou Boletim de Ocorrência."

 

 

Camila Joseph

Comentários