Comércio a céu aberto em Itapecerica da Serra
A cidade de Itapecerica da Serra conta com um grande comércio na Praça Francisco Dias da Silva, lá você pode encontrar produtos com baixo custo.
Os produtos são diversos tais como: cds, dvds, óculos, pilhas recarregáveis, porta cds, ursinhos e até alimentos.
Betão comerciante do local há 2 anos, conta que trabalha com essa mercadoria há pelo menos 8 anos, isso por que ele vendia os produtos na Praça Largo da Matriz, no centro da cidade, mas teve que sair de lá por ordem do Prefeito Jorge Costa.
“O Prefeito disse que as barracas atrapalhavam a passagem dos pedestres”, explicou.
Janete Oliveira também trabalha no local e explica que a mudança não foi favorável aos comerciantes isso porque nessa praça a clientela é bem menor, não tem nem comparação com a praça do centro. “O natal do ano passado foi gordo, mas esse ano está bem devagar”, contou.
Janete afirma que ganha por volta de R$ 750,00 por mês e que não consegue sustentar a sua filha com esse dinheiro.
Além de pouca mercadoria vendida, os comerciantes têm outra preocupação isso porque precisam fugir dos policiais que fazem patrulha freqüentemente no local.
“Os policiais não estão de acordo com os produtos que vendemos, eu sei que pirataria é crime, mas se eu não vender esses produtos como conseguirei viver”, explicou Janete.
O prefeito Jorge Costa cedeu a praça aos comerciantes, mas avisou que não se responsabiliza pela mercadoria. É por este motivo que os comerciantes se preocupam em perder as mercadorias.
“Se não corrermos os policiais ou apreendem os produtos ou nos levam para a delegacia, já tive muito prejuízo”, afirmou Betão.
Para a cliente assídua Ivone Teske, moradora da cidade os dvds de filmes que ela compra no comércio não tem comparação com nenhum outro, porque são de qualidade.
“Acredito que a prefeitura deveria incentivar esse comércio, porque eles não estão fazendo nada de mais, apenas trabalhando”, garantiu.

