Operação: polícia procura novas provas para fraude

A Operação Cleptocracia que investiga o esquema fraudulento na arrecadação de tributos, como IPTU e INSS de Taboão da Serra teve mais uma etapa, a terceira, até agora cumprida nesta terça-feira, dia 23. Durante toda a manhã desta terça-feira, 23, a Polícia Civil da cidade, cumpriu ao todo 18 mandados de busca e apreensão, que se desdobrou, segundo os policiais, em mais de 42 locais visitados. Ninguém foi preso.

Entre os locais onde aconteceram os mandados estão à secretaria de Assistência Social, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, residências de pessoas investigadas, inclusive secretários municipais, funcionários públicos e o vereador Aprígio.

As equipes apreenderam documentos e computadores que foram levados à Delegacia Seccional da cidade, onde serão analisados e posteriormente servirão de provas para a continuidade das investigações. O Delegado, Raul Godoy não quis conceder entrevista e não autorizou imagens das possíveis provas colhidas durante a operação.

Em meio à operação, o vereador Paulo Félix deu declarações polêmicas durante abordagem de jornalistas regionais. Paulo foi abordado quando saia de uma reunião na delegacia, onde, de acordo com ele, foi realizada com intuito de colher documentos para a elaboração do relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI).

Questionado sobre a decisão que os demais vereadores vão tomar na sessão desta noite, se aceitam ou não o pedido que pede a instalação de uma Comissão Processante com vista à abertura do processo de impeachment contra o prefeito, Félix garantiu que Evilásio “cai” hoje, na sessão que promete ser uma das tensas e decisivas da história da cidade.

O vereador afirmou que o prefeito Evilásio Farias é “o epicentro da crise que Taboão da Serra vive hoje”. Ainda de acordo com ele, a “crise é o Evilásio. Ela (crise) só vai cessar quando o ele (prefeito) cair, e isso acontece nesta terça-feira, na sessão”, afirmou.

Paulo Félix ressaltou que Evilásio está sozinho e quem ninguém mais confia nele. “Ele dá ordens aos secretários, que já não cumprem mais. Ele se tranca em sua sala, pois já está sozinho no governo e sem nenhuma confiança dos funcionários de seu governo”.

De forma polêmica, Paulo Félix comparou Evilásio Faria ao coronoel Muamar Kadafi, que governa a Líbia há 42 anos. Segundo ele, “o prefeito é o Kadafi de Taboão, afinal os dois estão para cair, e é só uma questão de tempo”, filosofou.

Por fim, Paulo garantiu o nome do próximo prefeito da cidade. “Ele (próximo prefeito) se chama Macário, é seguro!”.

Atual presidente da Câmara Municipal, o vereador Macário poderá assumir a prefeitura em caso da saída do prefeito e da impossibilidade da vice-prefeita, professora Márcia Regina. Apesar da declaração, Félix não deixou claro em quais circunstâncias se dariam essa mudança.

Claudinei se defende

A busca e apreensão de documentos foi um pedido da Polícia Civil, após pedido de prisão temporária negado pela Justiça da cidade. O judiciário julgou necessário uma investigação mais aprofundada. Uma das secretarias onde foram apreendidos documentos e computadores foi de transporte e trânsito, onde segundo a Seccional exista um esquema de “quebra de multa”.

Claudinei Pereira, afirmou a reportagem, durante seu comparecimento a Seccional, que “em Taboão da Serra não existe e nunca existiu indústria de multa”. Ainda segundo ele, todos os processos relacionados à investigação, “foram deferidos na forma da lei”, afirmou.

O ex-secretário disse que desde o início das investigações está à disposição da polícia. “Sempre de forma transparente, com tranqüilidade, mostrando os documentos e, além disso, quer mostrar que dentro da secretaria tudo corre em devida ordem”, finalizou.

Para o advogado de Claudinei, Dr. Marco Antônio, a polícia está tentando mostrar que existe uma indústria da multa na cidade, mas, segundo ele não há. “Não existe máfia, todos os processos possuem recursos. Das 389 mil multas aplicadas no ano passado, apenas 1,82% estão sendo postas como suspeitas”.

Errata

Ao contrário da informação divulgada pelo Jornal na Net que informou que a Cooperativa Vida Nova documentos foram apreendidos da Cooperativa, o jornal informa que nada foi levado do local.

Comentários