Jorge Costa garante R$ 1,3 milhão para Banco de Alimentos de Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 23/08/2011

O prefeito Jorge Costa anunciou na última semana um investimento de mais de R$1.300.000,00 para construção do Banco de Alimentos de Itapecerica da Serra. “Nossa cidade ganhará mais um importante equipamento público, graças a recursos conquistados em parceria da Prefeitura com o Governo Federal”, ressaltou Jorge Costa.

Um prédio de mais de 500m² será construído em terreno localizado na rua Major Manoel Francisco de Moraes, contendo cozinha experimental, sala de capacitação, sala de processamento de alimentos e câmara frigorífica. A previsão é que a obra comece já em outubro e seja finalizada em abril de 2012.

Destinado ao combate de desperdício de alimentos através da arrecadação de gêneros alimentícios normalmente perdidos ao longo da cadeia produtiva, o Banco de Alimentos apoia o abastecimento alimentar local por meio da integração com outros programas de segurança alimentar e nutricional.

O Banco de Alimentos arrecada, seleciona, processa, armazena e distribui gêneros alimentícios arrecadados por meio de doações junto à rede varejista ou adquiridos da agricultura familiar por meio de programas governamentais.

O repasse da verba se dará por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome e todo o desenvolvimento das ações no município será em conjunto com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e Secretaria de Obras e Serviços.

De acordo com o prefeito Jorge Costa, “o Banco de Alimentos será uma importante ferramenta de apoio às entidades que atuam no combate à fome da população menos favorecida”.

Assim que o projeto for implementado, os produtos recebidos serão selecionados, separados, eventualmente processados, embalados e distribuídos gratuitamente a entidades que ofereçam alimentação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de contribuírem para o abastecimento de cozinhas comunitárias e escolas da cidade.

Comentários