Condomínio Jardim Iolanda completa 47 anos

Por Outro autor | 19/08/2011

Neste sábado, 20, o Condomínio Rural Jardim Iolanda, em Taboão da Serra, celebra 47 anos. Ele foi fundado no dia 20 de Agosto de 1.964, por dona Iolanda Palmira Emilia Catani, amante incondicional das artes e da natureza. Ela adquiriu a gleba de terra com 477.965,00 m2 conforme escritura de 12-05-1954 no 3º Tabelião de São Paulo. O condomínio é uma referencia em preservação ambiental em Taboão tem 90 residências e 114 glebas. O local preserva todas as características originais da Mata Atlântica.
 
Dona Iolanda Catani que também foi Cantora Lírica e a visão de fundar o condomínio veio justamente das pessoas com quem ela se relacionava. Somente pessoas ligadas à cultura e arte daquela época (década 1950) tinham a consciência de preservação ambiental.
 
“Tanto é verdade que os lotes no Jardim Iolanda não podem ser inferiores a 1.500 m2 previsto em convenção condominial e agora também por Lei Municipal visto que os Vereadores da Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade a inserção de texto regulamentando que no Jardim Iolanda não podem ter lotes inferiores a 1.500 m2 de acordo com o Plano Diretor da Cidade de Taboão da Serra”, relata o síndico do Condomínio Nilton Benedito Esteves.
Foi o marido dela, o engenheiro Civil Cesar Francisco Beretta e Novi, que projetou e executou a abertura do arruamento em circuito fechado das Alamedas de Praças do Jardim Iolanda.
 
A fundadora do Jardim Iolanda nasceu no dia 25 de novembro de 1911, em São Paulo no Bairro Jardim Paulista. Ela era filha de imigrantes italianos. Seu pai Senhor Gino Catani foi um grande pintor  (pintura parietal ) das Igrejas Santa Cecília, Santa Ifigênia e também da Santa Casa Misericórdia. Iolanda Catani faleceu no dia 02-01-2005.
 
Dona Iolanda e seu marido foram proprietários do Sitio Morro do Vento na Cidade de Embu das Artes. No sítio se produzia horticultura, viticultura bem como a criação de  suinocultura, aviário e gado leiteiro.

“Para ir e vir usavam a BR 116 para chegar a propriedade. No inicio da década de 50 Engenheiro Cesar e Dona Iolanda se interessaram pela propriedade fazendo uma visita ao antigo proprietário e ficaram sabendo que a gleba estava a venda. Houve interesse do casal e adquiriram a propriedade que se transformou no Condomínio Rural Jardim Iolanda”, relata o síndico.
 
Ela fez questão de dar nomes das Musas da Mitologia Grega para as Alamedas e Praças que começam e terminam dentro do Jardim Iolanda por ser arruamento em circuito fechado particular. Por ser pessoa ligada a cultura e fã das Musas da Mitologia Grega segue abaixo o significado dos nomes das Alamedas e Praças.
 
Nilton Benedito relata que vários ícones da Arte, Cultura e Educação do Brasil foram ou são proprietários de glebas no Jardim Iolanda.
 
Arcangelo Ianelli - Artista Plástico
Caio Del Rio Garcia - Arqueólogo.
Carolina dos Ramos - Artista Plástico
Cilene dos Ramos - Artista Plástico
Domenico Serio (Calabrone)  - Escultor
Emanoel Alves de Araújo - Artista Plástico
Fernando Lemos - Artista Plástico
Franz Barreto Hantk - Colecionador de Obras de Arte.
Iolanda Catani - Cantora Lírica.
Jacques Douchez - Artista Plástico
James Bem Elkis - Artista Plástico
Klaus Dieter Alfred Wolff - Maestro
Maria dos Anjos - Artista Plástico
Mario de Stefani - Artista Plástico
Norberto Nicola - Artista Plástico
Odetto Guersoni - Artista Plástico
Osvaldo Oliveira - Artista Plástico.
Raquel Krawczynska Grostein (Raquelita) - Designer de Jóias.
Tereza de Stefani - Artista Plástico
Walter Tasca - Diretor da Extinta TV Tupi
Walter Wei - Diplomata.

Comentários