Pedido de socorro estampa cartazes em Taboão da Serra: “Estamos sendo assaltados”

Por Simone Portelo | 17/04/2024

Moradores de Taboão da Serra estão vivendo sob a sombra do medo devido a uma série de assaltos que tem atingido a região. No bairro Maria Rosa, cartazes foram fixados em postes alertando sobre os incidentes indicando, inclusive, o horário recorrente das ocorrências, às 5:20 da manhã.

No bairro Maria Rosa, a sensação de insegurança tem crescido entre os moradores. Cartazes colocados estrategicamente em postes são um testemunho visual dessa preocupação, alertando para os perigos que rondam a região, especialmente durante as primeiras horas da manhã.

Os assaltos têm como alvo principal os aparelhos celulares dos transeuntes, mas também há relatos de roubo de bolsas e tênis. A recepcionista da academia próxima, Kauany Novaes, relatou que teve seu par de tênis que custa em torno de R$ 1.200,00 roubado por dois ladrões em uma moto. “Me senti humilhada e triste”, disse. Hoje ela prefere usar um modelo que custa menos da metade do preço.

Os moradores estão reorganizando suas rotinas diárias para evitar sair de casa nos horários de maior vulnerabilidade. Mudanças no horário de trabalho ou chegar na segunda aula, por exemplo, tornou-se uma necessidade para muitos, que temem ser as próximas vítimas dos criminosos que assolam os pontos de ônibus da área.

Mesmo com a presença de uma base da guarda municipal há cerca de 600 metros do local onde os assaltos são mais frequentes, a sensação de segurança dos moradores continua abalada. A proximidade da autoridade não parece intimidar os criminosos, que agem impunemente e colocam em risco a tranquilidade da comunidade.

A necessidade de medidas eficazes para conter a onda de crimes e restabelecer a paz na região torna-se cada vez mais urgente diante da persistência desses incidentes.

Apesar das ocorrências de assalto no município terem se mantido estáveis, ainda estão altas. Foram 348 registros nos meses de janeiro e fevereiro de 2023 e 317 no mesmo período deste ano. Mesmo com a queda de 9%, a média é de 5 assaltos por dia.

Esses números podem ser bem maiores, pois muitas vítimas de roubo não prestam queixa.

Em nota, a Prefeitura de Taboão da Serra informa que “promove o policiamento preventivo com o auxílio da GCM em toda a cidade, incluindo o Jd. Maria Rosa”. E que “trabalha em colaboração com as polícias militar e civil para analisar os fatores que contribuíram para o aumento dos registros de roubo”.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que vai intensificar operações em Taboão da Serra para “reprimir o comercio clandestino de aparelhos e peças de celulares e também identificar os receptadores e comerciantes ilegais”.

Comentários