Sebastião Salgado em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 11/08/2011

No dia 26 de agosto, Embu das Artes abre exposição de fotografias do mineiro Sebastião Salgado, 67 anos, um dos maiores fotojornalistas do mundo, que vive em Paris. A mostra Êxodos apresenta momentos trágicos, dramáticos e heróicos na vida humana. Salgado recebeu todos os principais prêmios de fotografia do mundo. É dono da agência de notícias As Imagens da Amazônia e tem vários livros editados com seus trabalhos. 

Neste ano, ele concluiu o seu mais recente trabalho, “Gênesis”, com imagens fotográficas de lugares ainda não destruídos pelo homem, em vários países, por onde andou nos últimos sete anos. Ao falar desse trabalho, que chega ao Brasil em 2012, declarou que o que o levou a realizá-lo foi o projeto anterior, Êxodos. Salgado se dedicou a Êxodos por cinco anos, registrando com sua câmera alguns dos piores desastres ecológicos e humanos ocorridos em 40 anos, em várias partes do mundo. Segundo o próprio autor, Êxodos e Gênesis são seus últimos grandes  projetos. 

Mais que um profissional do fotojornalismo, Salgado é reconhecido no exterior por sua posição humanitária em defesa de indivíduos mais felizes e um mundo melhor. Isso permeia suas fotos, seus livros, suas exposições e a sua atuação em organismos como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Organização Mundial da Saúde (OMS), OnG Médicos sem Fronteiras e Anistia Internacional. Em 2006, presenteou o ex-presidente Lula com o seu livro Trabalhadores – de 350 fotos que mostram o trabalho realizado com a força do corpo, por homens e mulheres que sobrevivem às mais duras condições, ao mesmo tempo em que  são substituídos por máquinas e computadores. Em 2007, na visita de Lula à Dinamarca, ele inaugurou a exposição do fotógrafo na Biblioteca Real dinamarquesa.

No livro “A Condição de Salgado”, de 1992, Jânio de Freitas escreve: "As fotografias de Sebastião Salgado são, antes de tudo, o resultado de um exaustivo processo de escolhas entre o que foi visto e o que deverá ser re-visto por nós. Processo que se torna ainda mais complexo e subjetivo depois de 'escolhidos' os lugares, as pessoas ou os acontecimentos que ele pretende fotografar (ou que acaba fotografando, por mero acaso). Usando três ou quatro câmeras Leikas e dezenas de rolos de filmes por dia, Sebastião Salgado é capaz de produzir mais de dez mil imagens em uma única viagem, dentre as inúmeras que compõem o extenso roteiro traçado nas duas últimas décadas para documentar histórias (ou a história) e contá-las através de fotografias: a fome na África, o trabalho no mundo contemporâneo, a luta pela terra, o movimento de populações..."

A Exposição em Embu das Artes será no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro Histórico), a partir do dia 26, das 9 às 17h30. Depois fará roteiro itinerante. Você terá a oportunidade de ver, com entrada gratuita, um pouco do trabalho do grande mestre do fotojornalismo. Não perca! 

Elke Lopes Muniz

Comentários