Projeto sobre descarte correto de resíduos em Embu atendeu 20 escolas municipais em 2023

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 21/03/2024

O projeto “As aventuras do Super Coletor”, uma parceria da Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Educação e a Agência Municipal Reguladora e Fiscalizadora de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos (Amlurb), com a empresa Enob, fechou 2023 com resultados mais que positivos.

Essa parceria teve por objetivo conscientizar os alunos sobre a necessidade de destinar corretamente os resíduos sólidos produzidos pelo ser humano, incentivar a sustentabilidade através de práticas individuais e coletivas, e orientar a criação de uma horta escolar.

O projeto foi aplicado aos estudantes de 19 escolas municipais dos 4º e 5ºs anos, além do CEPD Armando Vidigal. Os alunos, por meio das brincadeiras e oficinas, conheceram todos os tipos de resíduos, se sensibilizaram com os impactos na vida e no planeta, principalmente quando há o descarte incorreto, viram como auxiliar na segurança dos coletores, e ainda aprenderam a separar corretamente os resíduos na escola e em casa para destinação adequada.

Quando a equipe do Super Coletor retornava às escolas e conversava com os estudantes, eles relataram, em sua maioria, que conseguiram implantar o que aprenderam no projeto em casa, como separar o vidro quebrado corretamente. Eles também informaram quando a coleta seletiva não passou e o que foi feito com os recicláveis. Muitos foram ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV) no Pq. Francisco Rizzo.

Para os alunos do CEPD Armando Vidigal, as atividades foram adaptadas para os estudantes, tanto na escola quanto no ambiente domiciliar, uma experiência nova que enriqueceu a equipe. Os alunos vivenciaram a experiência e participaram a seu modo, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e educacional.

No final do ano letivo, as escolas vencedoras receberam a premiação durante a “Olimpíada Literária”, projeto de leitura da Secretaria de Educação.

 

Comentários