D’Urso visita Câmara de Taboão e acompanha votação de projeto da Casa do Advogado

Por Sandra Pereira | 10/08/2011

O presidente da OAB de São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso, visitou a Câmara Municipal de Taboão da Serra nesta terça-feira (9) para acompanhar a votação do projeto de lei que formaliza a doação da área onde a OAB vai instalar a Casa do Advogado de Taboão da Serra. Ele disse que o projeto será acelerado e a Casa será construída em 2012, antes dele disputar a eleição para prefeito de São Paulo, pelo PTB. A ida do presidente da OAB a Câmara foi acompanhada por vários advogados da cidade e pela diretoria seccional da OAB em Taboão. 

“Essa casa vai sair. É um projeto importante de grande dimensão social. Diariamente 50 pessoas são atendidas na OAB de Taboão. Na estrutura da Ordem as Casas do Advogado são uma estrutura administrativa da OAB e de atendimento à população mais carente”, relatou.

O pedido de urgência especial do projeto de Lei 17 de 2011, que trata da construção da Casa do Advogado, foi aprovado por unanimidade de votos na presença do presidente estadual da OAB.  A casa será instalada na rua Mário de Latorre, no Parque Pinheiros, numa área ao lado do Fórum de Taboão. A Lei precisou ser modificada para construir a Casa por conta de um erro na metragem da área.

De acordo com o vereador Ronaldo Onishi, 90% dos processos que tramitam no Fórum de Taboão da Serra têm assistência gratuita da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entidade atua no município há 23 anos.

O presidente da OAB de Taboão, Acácio Luiz Cleto, também participou da votação e foi saudado por todos os presentes. Acácio agradeceu D’Urso por ter colocado em pé de igualdade as subseções da OAB de Taboão.  Já o presidente da OAB de São Paulo mostrou que a entidade é a maior da América Latina, somente em Taboão da Serra são mais de 500 associados.
Na defesa do regime de urgência o vereador Olívio Nóbrega (PR) explicou que a  urgência é para quebrar as normas regimentais para aprovar o projeto. Ele salientou a importância do trabalho desenvolvido pela OAB na cidade. 

“Sem a OAB a justiça não chegaria as pessoas mais carentes”, defendeu Olívio Nóbrega.
O vereador Alexandre Depieri explicou que por razões burocráticas o projeto precisou ser alterado. “A Casa do Advogado é uma referência em todo o território nacional”, observou. “Sem advogado não há justiça”, completou Paulo Félix.

Wagner Eckstein salientou a importância da OAB na democratização do acesso à Justiça, assim como no processo de democratização do País, por exemplo. “Para conhecer a importância da OAB em Taboão basta constatar o tamanho da fila que se forma na porta da entidade pela manhã”, argumentou.

Já o  vereador Aprígio falou sobre a filiação de D’urso ao PTB e a pré-candidatura dele a prefeito de São Paulo. Ele disse que em vários locais por onde passou nos últimos dias ouviu várias referências positivas em relação à indicação dele para disputar a prefeitura.

Comentários