Secretaria de Educação e União Química levam temática ambiental para escolas da rede pública de Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 19/03/2024

A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) da Prefeitura de Taboão da Serra, em parceria com a União Química Farmacêutica, realizou o encerramento do ciclo de 2023 e o início do ciclo de 2024 do programa Raízes da União de Educação Ambiental. O evento ocorreu na unidade fabril da farmacêutica, em Taboão da Serra, localizada no Pirajuçara, e contou com cerca de 100 coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino para o aprendizado de técnicas mais sustentáveis com o tema: Alimentação Sustentável, escolher bem, para viver melhor.

Também participaram do evento a secretária de Educação Dirce Takano, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente Nílcio Regueira Dias e a subsecretária do Meio Ambiente Ruth Ferreira.

Desde o ano passado, o Raízes da União vem acontecendo no município e a temática Sustentabilidade impactou mais de nove mil alunos, com 73 escolas participantes. O programa veio ao encontro do Projeto Político Pedagógico instituído pela SEDUC, denominado Sustentabilidade para a Vida.

“Parcerias que vão ao encontro dos projetos do Governo Aprígio são fundamentais para o município, pois além de já estarmos realizando ações afirmativas para o meio ambiente, agora garantimos que as próximas gerações também se preocupem”, ressalta Dirce Takano, secretária de Educação.

A temática deste ano foca na alimentação sustentável, que procura tratar de economia circular, boa alimentação e a gestão financeira de alimentos. “Este programa não vai somente beneficiar em termos de conhecimento; através dele, vamos alcançar a comunidade e ter um melhor aproveitamento total dos alimentos”, diz a professora Dra. Monica Simons, consultora do Raízes da União e especialista em Educação Ambiental, que será responsável pela formação continuada dos profissionais da área, para alcançar cada vez mais crianças.

Sobre o Raízes da União

O Programa Raízes da União foi lançado pela União Química em 2021 com o objetivo de plantar 1 milhão de árvores nos estados onde possuem planta fabril sendo São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Já foram plantadas 350 nas regiões da Serra da Cantareira (SP), Serra da Mantiqueira (MG) e no Cerrado (DF).

Em 2022, o programa, que visa impactar as gerações presentes e futuras, ampliou e lançou sua vertente educacional, que capacita professores da rede pública de ensino a levar a temática de sustentabilidade para dentro da sala de aula. Já foram capacitados mais de 2 mil professores, atingindo mais de 30 mil alunos.

Comentários