Defesa Civil e Instituto de Meteorologia alertam para onda de calor

Por Outro autor | 15/03/2024

A Defesa Civil de Campinas alerta a população para os cuidados com a onda de calor que pode fazer com que as temperaturas subam acima de 35°C no município. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Campinas está na área de perigo potencial, com leve risco à saúde, e deve ter temperaturas 5°C acima da média do mês até sábado (16). A temperatura está em tendência de aumento e pode chegar até 38°C nos próximos dias, com umidade do ar mínima em 30%.

Já o boletim da Defesa Civil do Estado aponta temperaturas máximas de 36ºC e sensação térmica de 37ºC entre sexta-feira (15) e a próxima segunda-feira (18). Como há bastante umidade na atmosfera, o boletim do Estado indica que pode haver ocorrência de pancadas de chuva convectivas (de curta duração e alta intensidade), mas sem previsão de grandes volumes. 

 

Uma nota técnica divulgada pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp indica a possibilidade de quebra do recorde de temperatura máxima para o mês de março, desde o início das medições em 1989. Até então, a temperatura máxima registrada para um dia no mês foi de 35,31°C em 1° de março de 2012. 

CUIDADOS

A população deve beber bastante água para manter o corpo hidratado e se proteger do sol sempre que possível. Outra orientação é evitar sair entre 10h e 16h, período em que os raios solares estão mais intensos. Além de se hidratar, é preciso usar roupas leves e evitar exposição ao sol. 

ESCOLAS

A Secretaria Municipal de Educação de Campinas orientou os professores, em especial os de Educação Física, sobre os cuidados que devem ser adotados com os alunos nos dias mais quentes e de baixa umidade do ar. Atividades físicas só devem ser feitas em locais cobertos e arejados. Professores podem promover atividades lúdicas em sala de aula, como jogos de tabuleiro, raciocínio, entre outros. Também é importante evitar exposição dos alunos ao sol, em especial entre 10h e 16h, e orientá-los a se hidratarem com mais frequência, além de usarem roupas mais leves. 

As temperaturas mais altas são propícias à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. De 1º de janeiro até quarta-feira, 13 de março, a Secretaria de Saúde registrou 18.371 casos e três mortes pela doença. Por isso, é importante receber os agentes da saúde em casa e verificar locais que possam servir de criadouros para o mosquito como latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas, descartando ou armazenando corretamente o que for possível. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados os vasos sanitários inutilizados.

Comentários