Nova onda de calor chega ao Brasil com temperaturas até 10ºC acima do normal

Por Outro autor | 11/03/2024

Chega ao Brasil, nesta segunda-feira (11), uma nova onda de calor. A massa de ar quente fará com que o verão termine com temperaturas muito acima da média em vários estados, com marcas nos termômetros até 10ºC acima do normal para a época do ano. A previsão é de que os termômetros registrem novos recordes para o mês de março.

Segundo a MetSul, a nova onda de calor deve afetar grande parte do Centro-Sul do Brasil. Os estados que mais devem ser impactados pelas altas temperaturas são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, parte de Goiás, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que podem ter temperaturas de até 40ºC.

A região mais populosa do Brasil também sofrerá os impactos. Em São Paulo, o calor deve persistir até o fim do verão, com marcas ao redor e acima de 36ºC. O tempo quente será ainda mais intenso no interior, onde as temperaturas irão se elevar gradualmente nos próximos dias, chegando a máximas de até 40ºC em algumas cidades.

"Esta bolha de calor de agora vai estar com seu centro entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil. O período de calor excessivo será prolongado em vários estados, uma vez que vai se estabelecer um bloqueio atmosférico que vai impedir o avanço de frentes frias, levando à sequência de muitos dias seguidos de temperatura acima a muito acima das médias históricas", estima a MetSul.

Como se cuidar durante as altas temperaturas?

Em meio ao forte calor, a MetSul alerta para perigos à saúde, sobretudo para pessoas vulneráveis, como enfermos e idosos. A recomendação é evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, manter a hidratação, usar roupas leves e utilizar protetor solar. Também é orientado que as pessoas não fiquem em carro estacionado sob o sol.Em caso de insolação, que ocorre devido ao superaquecimento do corpo, geralmente causado pela exposição prolongada ou esforço físico em altas temperaturas, a recomendação é colocar os pés para o alto e usar bolsas de gelo nas axilas, atrás da nuca e na virilha. Refrescar o corpo com uma esponja ou pulverizando água também pode ajudar.

Comentários