Mulheres da Paz participam de eventos para estimular formalização

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 9/08/2011

O estímulo a crescer como pessoas e como empreendedoras, gerando renda e, consequentemente, melhores condições de vida para suas famílias, foi o grande objetivo trabalhado pela Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, nos últimos quinze dias com o grupo de mulheres que fazem parte agora da Associação Mulheres da Paz.
Essa é a segunda fase do projeto, que teve a primeira fase desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

No último dia 21 de julho, elas puderam conhecer o Grupo Brasilianas, na Zona Norte de São Paulo. Este grupo desenvolve uma atividade lucrativa a partir da reciclagem, criando bolsas, sacolas, entre outros acessórios, de boa qualidade e com grande demanda a ser atendida no mercado. “Foi uma ótima experiência de uma atividade que elas podem desenvolver”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Jacira Moreti.

Já nesse dia 04 de junho, um evento que reuniu não só cerca de 80 mulheres no Espaço do Trabalhador, como também empresários, entidades fomentadoras da economia, como o Sebrae e até instituições financeiras a exemplo do Banco do Brasil, tudo para que a interação fosse completa, entre quem pode ter a capacidade de produção, como os setores financiadores e orientadores a fim de que as “guerreiras “do projeto Mulheres da Paz possam trilhar novos caminhos, sejam como Microempreendedoras Individuais, sejam como cooperadas em possível associação entre elas.

O prefeito de Taboão da Serra disse que realizou um sonho, ao observar tantas participantes. “Que bom estar aqui, isso aqui é para mim um sonho realizado, há 22 anos eu era apenas um médico nessa cidade, não podia fazer muito, mas hoje vejo aqui reunidas essas mulheres que podem dar um passo além, a fim de crescerem rumo à liberdade. A verdadeira assistência social que se deve fazer é dar condições das pessoas crescerem”, afirmou o prefeito.

Algumas empresas se fizeram presentes, como parcerias, uma delas a Kilim Brazil que produz tapetes artesanais e não consegue suprir a demanda atual de mercado, percebendo nas mulheres do projeto, possíveis trabalhadoras manuais, podendo assim além de aprenderem um ofício, produzirem renda.

“Estou muito animada com a perspectiva em Taboão. É uma cidade que está próxima da capital e tem esse ar de cidade do interior, onde o artesanato é adequado como atividade econômica”, afirma a empresária Paula Lemes, que foi uma das palestrantes do evento.

A Kilim Brazil foi apresentada à equipe da Secretaria de Desenvolvimento por Regina Ferreira, moradora do Jd. São Judas. Ela foi contratada pela empresa depois de ter participado do Programa de Apoio ao Profissional, e decidiu que suas colegas da cidade também precisavam de uma oportunidade. “Eu fiz questão de trazer a Kilim Brazil a Taboão, pois as pessoas aqui precisam muito de uma oportunidade”, disse ela.

A empresa de brindes especiais Beth Salles, representada por Sandra Roncon, já fez contatos com várias das mulheres presentes, entre elas, Elaine do Santos, que produz bolsas artesanais. “Pegamos o contato de algumas mulheres, pois temos uma grande urgência em atender o mercado, com certeza poderemos utilizar o trabalho delas”, afirma Sandra.

Mariza Loureiro, do Banco do Brasil, também falou um pouco sobre as linhas de crédito diferenciadas que a instituição deve oferecer para a Associação Mulheres da Paz.

A entidade Ação Social & Políticas Públicas, representada por Heitor Battaggia, mostrou uma alternativa de produção de artigos finos para cama e mesa, além de se colocar à disposição para ajudar às mulheres a darem os primeiros passos como fornecedoras de produção. O escritório regional do Sebrae, sediado em Osasco, foi representado por Patrícia Alves, que deu todas as dicas sobre o programa Microempreendedor Individual e os procedimentos para aderir a ele, bem como sobre os serviços e produtos oferecidos pelo Sebrae, sempre apoiando o micro e pequeno empresário.

Marcelo Valladão

Comentários