Força tarefa se une contra Cracolândia em Taboão

Por Sandra Pereira | 8/08/2011

Uma verdadeira força tarefa formada por várias secretarias municipais de Taboão da Serra, as policias civil e militar, a Guarda Civil Municipal (GCM), moradores e comerciantes se uniu no combate à área denominada de Cracolândia de Taboão da Serra.  Nesta segunda-feira 8, pela manhã, uma ação conjunta iniciou a limpeza e desocupação da área. Ao menos 12 pessoas estavam no local consumindo drogas foram abordadas pelas equipes que foram in loco constatar o problema. 

Dos 12 usuários somente um aceitou tratamento, os demais deixaram o terreno. Três se dispuseram a receber, posteriormente, visita dos profissionais da Secretaria de Assistência Social e as demais deixaram a área temendo ser identificadas.

A Cracolândia de Taboão da Serra está localizada num terreno abandonado na avenida Kizaemon Takeuti e foi denunciada numa reportagem do jornalista Rodrigo Martins no site O Taboanense.

O desafio agora, segundo Alerte Silva, secretária de Assistência Social é provocar os governos estadual e federal para ajudar no combate ao consumo de drogas. De acordo com ela, a Frente Parlamentar contra as drogas da Assembleia Legislativa será informada sobre os casos envolvendo o consumo de drogas na cidade.

A secretária criticou o fato da legislação impedir a internação à revelia do paciente no sistema público de saúde. Arlete lembra que quando a família tem condições financeiras encaminha as pessoas para tratamento, entretanto, quando não tem condições financeiras e a pessoa se recusa a ser tratada não há opção.

“Eles não querem mais precisam. Infelizmente hoje a lei impede que a pessoa seja internada para tratamento nos órgãos públicos sem o seu consentimento. Outro problema é que existem poucos locais onde esse atendimento é feito”, salientou Arlete Silva.

Ela contou que ao chegar no terreno de propriedade particular localizado na Kizaemon Takeuti ouviu os usuários falarem em tom de desabafo: “maldita droga”. A secretária orientou que para denunciar uso de drogas, prostituição e outros crimes em Taboão basta ligar para o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) - 4139-9093 ou 4138-7155. 

O secretário de Manutenção e Obras, Carlos Eduardo de Toledo, disse que as intervenções da prefeitura na limpeza do terreno devem se estender por uma semana. O custo da manutenção será cobrado posteriormente aos proprietários do terreno.  Segundo o secretário a polícia e a GCM vão fiscalizar a área.

“Todos vão fazer a sua parte. Inclusive os moradores e comerciantes. Nesse espaço aqui não haverá mais consumo de drogas”, sentenciou. 

Comentários