Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde
DivulgaçãoMinistro visita Samu que foi inaugurado neste sábado, dia 30
Representantes da Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra participaram da visita do Ministro da Saúde Alexandre Padilha, na manhã deste sábado, 23 de julho, às instalações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional, em Embu das Artes.
O ministro tomou café da manhã com os servidores, vistoriou as instalações modernas, que serão inauguradas no dia 30 de julho, e cumprimentou todos os funcionários que irão atuar na base do SAMU. De Itapecerica da Serra, estiveram presentes a coordenadora técnica Karina Passos, a coordenadora administrativa Simone da Luz, a procuradora Patrícia Zillig, entre outras autoridades da região.
O SAMU Regional é uma conquista dos municípios que integram o Conisud - Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo. A Central de Regulação Médica, responsável por receber os chamados do telefone 192, será em Embu das Artes e estará interligada a outros quatro municípios: Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba.
Os chamados são realizados através do número 192. As ligações serão redirecionadas para a Central de Regulação do SAMU. Um médico regulador atende a chamada e analisa o caso, por meio de uma conversa com o munícipe. As solicitações são organizadas por chamada e ordem de prioridade médica e, então, encaminhadas à ambulância.
“A conquista desse novo serviço de atendimento médico comprova os avanços que estamos contabilizando na área da saúde”, declarou o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa.
As ambulâncias são divididas em duas categorias: unidade de suporte básico e de suporte avançado. A primeira é tripulada por um motorista/socorrista – treinado para auxiliar no atendimento às emergências – e um técnico de enfermagem. A de suporte avançado é UTI Móvel, tripulada por um médico intervencionista e um enfermeiro que, quando necessário, também dá suporte à unidade básica.
O SAMU é responsável por atender emergências clínicas, traumáticas, obstetrícias (no caso de partos, por exemplo) e psiquiátricas. A equipe se desloca para os mais diversos locais abrangendo desde domicílios até vias públicas e locais de trabalho.
Para garantir a eficiência e agilidade ao atendimento, a Central de Regulação Médica tem toda a infraestrutura necessária para fazer a localização, em tempo real, das ambulâncias mais próximas para atender a ocorrência, além de sistema de coleta de dados dos eventos para auxiliar na prevenção e radiocomunicação, com tecnologia digital, em canal aberto com todos os municípios.
Fabiana
Parabéns por esta conquista importantissima para nosso municipio. Sou enfermeira e quero saber como poderia participar do processo seletivo para participar desta equipe? É somente por concurso ou tem outro meio. Grata Fabiana
INES
Uma conquista importante como essa, porque uma materia tao pobre.....
andre luiz
E POSITIVO o MINISTRO DA SAÚDE VISITA BASE DO SAMU E VALORIZA O SERVIÇO QUE MUDA A CADA DIA O ATENDIMENTO AO POVO E COLOCA UMA CARA SISTEMA DE SAÚDE DO SUS MAIS O PROJETO TEM QUE TER MUDANÇA COMO NAS VIATURA USB QUE APENAS DOIS PROFISSIONAIS NAO TEM UMA QUALIDADE NO ATENDIMENTO A VITIMA DO TRAUMA classificadas em:TIPO C - Ambulância de Resgate: veículo de atendimento de urgências pré- hospitalares de pacientes vítimas de acidentes PARABENS A TODA EQUIPE DO SAMU E AO Ministro da Saúde Alexandre Padilha
Aviso: No momento do cadastro são capturadas informações que possibilitam a identificação individual do usuário e de seu computador
O CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) da Autarquia Municipal de Saúde - IS...
A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza nesta terça-feira,...
A Autarquia Municipal de Saúde-IS da Prefeitura de Itapecerica da Serra promoveu, no último dia...
Como parte da comemoração do Dia Mundial do Enfermeiro (12 de maio), a Autarquia Municipal da...
Nem mesmo o salário de até R$ 10 mil por mês, para jornada de trabalho que varia de 12 a 40...
Nesta terça-feira, 8 de maio, Itapecerica da Serra completou 135 anos. Quem ganhou um grande...
Mais de um milhão de pessoas das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e região serão...
Chuva, animação e muita disposição! Essa foi à receita para que a 8ª Caminhada Para Uma Vida...
O CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) da Autarquia Municipal de Saúde - IS...
A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza nesta terça-feira,...
A Autarquia Municipal de Saúde-IS da Prefeitura de Itapecerica da Serra promoveu, no último dia...