Incêndio na Old Flex causa destruição no Embu e Taboão

Por Sandra Pereira | 29/07/2011

O incêndio de grandes proporções na empresa Old Flex, na divisa entre as cidades de Taboão da Serra e Embu das Artes, nesta sexta-feira à noite foi um dos maiores que atingiu a região. O fogo se espalhou rapidamente após uma série de explosões. As chamas se espalharam pela água do córrego deixando atrás de si um rastro de destruição. Cinco feridos durante a explosão da fábrica, foram levados em estado grave para o Hospital Geral do Pirajuçara, de onde devem ir para um hospital especializado em tratamento de queimaduras.

A Old Flex trabalha com comércio e distribuição de produtos químicos, especificamente com vários tipos de álcool. O incêndio de grandes proporções voltou a mostrar a necessidade que a região tem de possuir um Corpo de Bombeiros mais próximo. Nesses casos a chegada rápida das equipes é crucial para impedir tragédias maiores.

“Foi impressionante. O fogo se espalhou muito rápido pela água e atingiu a mata e tudo que estava próximo do rio”, disse uma moradora que presenciou abismada ao incêndio.

O fogo consumiu áreas de mata na região do cemitério Parque Memorial Paulista, no Jardim Mimás em determinado momento chegando bem próximo do condomínio Jardim Iolanda, em Taboão da Serra, onde também atingiu uma parte do São Judas. O fogo destruiu completamente a empresa Old Flex e uma churrascaria localizada do outro lado da Régis Bittencourt no sentido de Curitiba.


Enquanto o incêndio se alastrava as pessoas temiam uma tragédia ainda maior em razão do risco constante de explosões. Centenas de curiosos acompanharam o trabalho do Corpo de Bombeiros houve correria e até princípios de tumulto. As informações desencontradas causavam ainda mais temor nas pessoas.

A rodovia Régis Bittencourt ficou interditada por quase uma hora nos dois sentidos por conta da ameaça de explosão. Equipes da Guarda Municipal de Embu das Artes foram os primeiros a chegar no local. Eles disseram temer que houvesse explosão de dutos que passam por baixo da rodovia.

Equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam no local por quase 7 horas para controlar as chamas. O desafio deles era resfriar os reservatórios para impedir novas explosões. De acordo com os bombeiros, no local esta armazenado cerca de 900 mil litros de álcool e a temperatura chega a mais de 1.000 graus.  

Vinte carros do Corpo de Bombeiros começaram na contenção do fogo por volta das 21 horas, mais de 80 homens participaram da operação. A concessionária Autopista Régis Bittencourt informou que o chamado para o incêndio ocorreu por volta das 20h15. Um caminhão-pipa foi enviado ao local para auxiliar o trabalho dos bombeiros. A explosão ocorreu na altura do km 276, no sentido São Paulo da estrada.

Comentários