Cursos da Prefeitura de Taboão dão oportunidade para que alunos se transformem em micro empresários

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 23/07/2011

Silene sempre sonhou em ter um salão de beleza e foi fazendo cursos de manicure, penteado e maquiagem promovidos pela Prefeitura de Taboão da Serra que viu seu sonho virar realidade. Hoje ela montou seu próprio salão no Parque Pinheiros.

“Os cursos promovidos pela Prefeitura de Taboão da Serra  são muito bons, melhores do que muitos cursos particulares”, afirma Silene Ferreira da Silva, de 35 anos, que deixou a função de babá para ter seu próprio negócio.

Assim como ela, centenas de pessoas conseguem empregos ou montam sua própria empresa após realizarem os cursos.

Desempregada, Sônia  Rosa, de 51 anos, acabou de terminar o curso de manicure e já  atende suas clientes em casa. “Depois do curso, além de poder fazer minha própria agenda de trabalho, nunca mais fiquei sem dinheiro”, conta ela.

Segundo a coordenadora do Núcleo Sócio Educativo do Jardim Vila Sônia, Noêmia Rodrigues, “mesmo antes dos alunos  se formarem nos cursos profissionalizantes  oferecidos pela Prefeitura, eles já recebem propostas de emprego de empresas”.

Hoje a Prefeitura de Taboão da Serra oferece diversos cursos profissionalizantes gratuitos. Só a Secretaria de Assistência Social, por exemplo, conta com 19 cursos entre informática, crochê, tricô, pintura em tecido, bordado, artesanato, lingerie, malha, moletom, malha infantil, panificação, manicure, maquiagem, patchwork, biscuit, reciclagem, cabeleireiro e corte-costura. Desde 2005 até o final de 2010, mais de 20 mil pessoas se formaram nesses cursos de capacitação e geração de renda.

Novos Cursos em agosto
Em agosto, a Prefeitura de Taboão da Serra  ampliará o número de cursos. “Também teremos cursos de açougueiro, padeiro, confeiteiro, porteiro e de limpeza industrial, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, explica a secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva.

De acordo com o prefeito do Município, Dr. Evilásio Farias, iniciativas como essas são fundamentais. “Estamos estimulando cada vez mais cursos profissionalizante gratuitos  para a população, pois sabemos que eles  podem gerar emprego e renda”, falou o prefeito.

Cursos de Taboão é pauta na Rede Globo
Os cursos profissionalizantes promovidos pela Prefeitura de Taboão da Serra vêm ganhando destaque na grande imprensa. No último dia 21 de julho, a repórter Giuliana Girardi, da Rede Globo de Televisão, mostrou um dos cursos oferecidos pela Prefeitura. A reportagem irá ao ar no Jornal Hoje, na próxima segunda-feira, dia 25 de junho, às 13h20.

Cristina Aguilera

Comentários