Escola de Gastronomia envia alunos ao 6º Salão de Turismo

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 20/07/2011

Os alunos da Escola Municipal de Gastronomia da Prefeitura de Taboão da Serra estiveram presentes no 6º Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, que aconteceu no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital de São Paulo, entre os dias 13 e 17 de julho.

O Salão do Turismo tratou de vários temas ligados ao setor como estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo.

Para os alunos de Taboão da Serra, a experiência foi inesquecível. “Adorei o evento, aliás, o curso que estou fazendo também tem agregado muito ao meu currículo, faz toda a diferença quando vou tratar com meus clientes”, afirma João Oliva, que é podólogo e faz o curso de administração na hospitalidade.

Juciara Barreto, que faz o curso Organização de Eventos há quase 3 meses e afirma que pretende trabalhar na área. “O curso é muito bom, tenho aprendido muito, já consigo planejar e estruturar alguns eventos, depois de participar do Salão do Turismo a gente fica ainda mais animado”, afirma ela.

O prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias defendeu a participação dos alunos no Salão do Turismo “Essa é uma grande oportunidade para os alunos interagirem com profissionais de diversos estados brasileiros, e até palestrantes internacionais”, disse ele.

A professora Livia Bitencourt destacou a importância do contato dos alunos com eventos de grante porte no setor. “Vir em um evento como esse serve para que os alunos vejam como o Turismo está sendo estruturado no Brasil, além de deixá-los mais animados já que aqui eles podem observar que a demanda é muito grande para esse setor, principalmente com relação a recebermos as Olimpíadas e a Copa do Mundo”, analisou a professora.

Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. No evento roteiros turísticos das 27 unidades da Federação além de debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

“No ano passado, visitamos a Fistur, eles assistiram um ciclo de palestras, havia muitos empresários da área e muitas pessoas que contribuem para o desenvolvimento do Turismo. A maioria nunca havia participado de um evento internacional, agora no Salão do Turismo, poderam adquirir ainda mais conhecimento”,  Lilian Ribeiro, diretora da escola.

O Salão foi dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).

Os alunos receberam formulários para que pudessem avaliar os diversos aspectos do evento como organização, atendimento, credenciamento, entre outros.

Marcelo Valladão

Comentários