Com patrocínio da ACE Nelson Onmura coleciona títulos de Judô

Por Sandra Pereira | 11/07/2011

Obter patrocínio para participar das competições é um desafio grande e que muitos atletas acabam sem superar.  O premiado judoca de Taboão da Serra, Nelson Onmura, conhece de perto todas as dificuldades que os atletas sem patrocínio são obrigados a conviver. 
Até o ano 2005 ele convivia com a incerteza de participar das competições internacionais. Naquele ano, a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Taboão iniciou com o judoca uma parceria de sucesso que já rendeu várias medalhas.

“Sem o apoio da ACE eu não teria como viajar e participar das competições”, admite, acrescentando que ouvir o hino nacional a cada conquista de medalha é indescritível. 
A conquista mais recente do atleta e professor Nelson Onmura foi a medalha de bronze no 9º Campeonato Mundial de Judô Master, realizado de 15 a 21 de junho, em Frankfurt, Alemanha. 

“No individual lutei muito bem, peguei um Russo muito forte, a luta terminou empatada no tempo normal e nós fomos para a prorrogação e empatamos também. A decisão ficou para a arbitragem e um árbitro levantou para mim e os dois árbitros laterais levantaram para o Russo, assim perdi por 2 a 1. Voltei para a repescagem e peguei um francês naturalizado muito forte, tomei três penalidades e ele duas e eu perdi por uma penalidade”, relatou Onmura. 

O empresário Laércio Lopes, ex-presidente da ACE Taboão e idealizador do apoio da entidade  ao atleta, revela que o apoio a Nelson Onmura tem sido gratificante para a associação. Ele observa que o esporte tem um papel fundamental para crianças e jovens e orienta outros empresários a apoiar atletas que como Onmura sonham em levar o nome de Taboão da Serra para o mundo.

“Me sinto parte em cada vitória do Nelson. Como se entrasse com ele no tatame. Recomendo a outras pessoas o apoio ao esporte. Convido todos os empresários da cidade a fazer esse tipo de trabalho”, incentiva Laércio Lopes.

Já o atual presidente da ACE, José Batista, lembra que a parceria com o atleta é antiga e já rendeu várias medalhas, que levaram o nome de Taboão da Serra e da entidade ao topo do Judô internacional. 

No dia 7 de  julho o judoca foi recepcionado pelo atual e o ex-presidente da ACE, no restaurante O Capixaba onde eles comemoram o título saboreando moquecas de peixe, camarão e lagosta. Diante da fartura da mesa o atleta confessou: “nesse momento meu maior desafio é a balança”, resumiu. 

Próximos desafios 

O judoca taboanense vai disputar nos dias 28 e 29 de julho o campeonato Master Sul-Americano de Judô, na cidade de Montevidéu, no Uruguai. De 20 a 30 de julho, 13 judocas representarão Taboão da Serra nos Jogos Regionais, em Santo André.

Comentários