Conselho de Saúde critica sindicância contra Akira Tada

Por Sandra Pereira | 6/07/2011

O Conselho Municipal de Saúde de Taboão da Serra vai se posicionar contrário a sindicância aberta a pedido do vereador Olívio Nóbrega contra o Pronto Atendimento do Akira Tada, no centro, após o vereador acompanhar um familiar no local. O representante dos usuários no Conselho, Narciso Favaro, criticou a sindicância e anunciou que pela primeira vez o órgão vai defender o médico Jaime e propor a volta dele ao plantão.  O Conselho tem 16 integrantes eleitos democraticamente nas UBSs da cidade. 

Para Narciso Favaro a sindicância prejudica o funcionamento do Akira, já que os profissionais envolvidos nela, ou seja, a equipe do plantão seja afastada até a conclusão da investigação. 

“Foi muita vaidade de uma pessoa. O vereador fez uma tempestade no copo de água. Abriu uma sindicância que é um processo seríssimo não levará a nada porque o Conselho vai defender o funcionário, até porque seria deslealdade não fazê-lo”, avaliou o conselheiro. “Para nós a sindicância veio para fazer movimentação política”, completou.

Narciso Favaro avaliou que o fechamento do Akira, proposto pelo vereador Olívio na tribuna, durante a sessão da terça-feira (28) seria uma medida irresponsável já que levaria à morte dezenas de pacientes atendidos no local. 

“Fechar o Akira significa decretar a morte dos pacientes atendidos lá que não conseguem vagas no HGP, tem pacientes que ficam entubados 20 dias. A equipe do Akira é altamente capacitada. Os médicos cumprem os plantões. O Conselho está agindo para evitar a troca de plantões entre eles mas é preciso dar as condições corretas”, observou.

Segundo Narciso o Akira atende 2,5 mil pessoas de fora da cidade mensalmente, incluindo São Paulo, Embu e Itapecerica e Cotia. Somente de Taboão da Serra são mais de 6 mil atendimentos ao mês. Segundo ele, o número de atendimentos no Akira é elevado o que aumenta a necessidade de padronização do atendimento.

“Chegou na tribuna a informação que o paciente tinha morrido Akira naquela noite e isso não é verdade . Ele não morreu estava entubado. A família ficou transtornada houve um princípio de tumultuo na emergência e o Conselho estava acompanhando o paciente que depois foi levado para o Antena”, disse o conselheiro.

Narciso disse que o Conselho iria ler na Tribuna uma carta do CRM reafirmando a conduta do médico e pedindo aos vereadores que ajudem a melhorar a saúde e proponham no orçamento a aquisição de um gerador avaliado em R$ 8 mil. O equipamento seria necessário para impedir que as constantes quedas de energia afetem o atendimento aos pacientes em razão do não funcionamento dos equipamentos de emergência.

“Queremos resolver os problemas e a câmara pode ajudar nisso ao invés de ficar se preocupando com questões menores”, alfinetou.

O vereador Olívio Nóbrega reafirmou na tribuna que a sindicância terá continuidade. Ele disse que no acompanhamento ao paciente no Akira constatou irregularidades. Olívio revelou que seu familiar não chegou a ser atendido no Akira. Ele disse que posteriormente foi informado de que o paciente idoso que estava no local não havia falecido conforme ele declarou anteriormente na tribuna.  

Comentários