TJ nega Habeas Corpus a presos da operação Cleptocracia II

Por Sandra Pereira | 30/06/2011

O Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo negou a liminar com pedido de Habeas Corpus, nesta quarta-feira (24), de todos os presos durante a segunda fase da operação Cleptocracia, acusados de participar do esquema de fraude que desviava dinheiro da dívida ativa do município. Ao todo 23 acusados estão presos em razão da fraude na arrecadação de tributos da prefeitura que a polícia estima ter desviado dos cofres municipais em torno de R$ 10 milhões. 

O mérito do pedido ainda não foi julgado, mas, na prática o vereador Natal os secretários Maruzan, Luiz Antônio e Valadão e os servidores e ex-servidores municipais devem ficar presos pelos menos mais 30 dias até o julgamento do mérito. A defesa dos acusados agora deverá impetrar o pedido de Habeas Corpus no Tribunal de Justiça.

Todos os acusados presos na segunda fase da Cleptocracia (governo de ladrões) permanecem no Centro de Detenção Provisória de Itapecerica da Serra (CDP), onde a superlotação é constante. Além disso, as dificuldades e demora do acesso dos familiares durante as visitas é um problema comumente relatado por aqueles que visitam os presos de lá. Há relatos de familiares que chegam a dormir na fila na entrada do CDP para conseguir visitar seus presos. 

Ainda essa semana a justiça poderá julgar o pedido de transferência do vereador Natal e dos secretários presos para o presídio do Tremembé onde estão os vereadores Carlos Andrade, Elói e Arnaldinho presos na primeira fase da Cleptocracia.

Comentários