Ação Global de Taboão teve 62.300 participantes

Por Outro autor | 6/12/2009

A praça Luiz Gonzaga, no coração do Pirajuçara ficou lotada neste sábado durante a realização do Ação Global promovido pelo Sesi a rede Globo e a Prefeitura de Taboão da Serra. Durante todo o dia centenas de moradores da cidade e de regiões vizinhas passaram pelo local em busca de atendimento nos mais diversos serviços oferecidos.

A participação do público superou a expectativa dos organizadores. Pelos cálculos da prefeitura 62.300 pessoas passaram pela Praça Luiz Gonzaga neste sábado.


O presidente do sistema Fiesp/Ciesp Paulo Skaf visitou os estandes do Ação Global acompanhado pelo prefeito Evilásio Farias, vereadores e uma grande comitiva. Skaf se mostrou satisfeito com o resultado da programa na cidade e prometeu que no próximo ano Taboão vai receber novamente o Ação Global.

“Está tão bonito que vou programar para o próximo ano uma nova ação Global no Taboão. Normalmente leva mais de um ano para a cidade ser atendida de novo, mas vamos abrir uma exceção e trazer a Ação Global no final de 2010”, garantiu, salientando que a demanda apresentada pela cidade “comprovou  que nos acertamos em trazer a Ação Global para Taboão da Serra”, completou Skaf.

O presidente da Fiesp admitiu que gostou de conhecer Taboão e falou sobre a satisfação de voltar à cidade.

"Todas as vezes que venho a Taboão acabo me surpreendendo. O astral aqui é bom as coisas acontecem muito bem. Tive a grata satisfação de ser sempre bem atendido pelo meu amigo Evilásio, a honra de saber que a Câmara vai me conceder um título, enfim, sou sempre muito bem recebido na cidade”, afirmou.

Já o prefeito Evilásio Farias não escondia  a satisfação de ter Skaf novamente na cidade. Ele disse que o Ação Global superou todas as expectativas da organização.

Cerca de 800 voluntários prestaram mais de 50 serviços gratuitos. Os serviços foram separados por tendas, as tendas com identificação verde eram destinadas aos atendimentos de saúde. Ao todo eram 28 barracas oferecendo serviços como agendamento de consulta, orientação sobre saúde bucal, exames de pressão e glicemia, acupuntura auricular, teste de Hepatite C, teste de gravidez, avaliação dos rins, entre outros.

O visitante Vanderlei Orefice, morador de Taboão, disse que se preocupa com a saúde e acordou cedo para conferir o Ação Global. Ele disse que já algum tempo não fazia exames de glicemia e colesterol. “O Ação Global contribui e muito para a vida do cidadão”, afirmou.

Nas tendas pintadas em vermelho foram realizados serviços de garantia a cidadania como emissão de documentos (RG, CPF, carteira de trabalho) e orientação jurídica.

Esses serviços foram os mais procurados, a fila se entendia em volta de toda a praça. Para Célia Regina, essa é a melhor maneira de conseguir os documentos, porque durante a semana ela não trabalha o dia inteiro.

As tendas pintadas em roxo eram reservadas para a beleza, com serviços de corte de cabelo, esmaltação de unha.

Os atendimentos de educação ficaram nas tendas de cor amarela como hora do conto, alfabetização, além de distribuição de livros educativos gratuitamente.

Para Rafael Sampaio, voluntário que trabalhou no evento, a leitura de bons livros é importante porque ajuda a enobrecer o homem e faz com que a criança esteja antenada com o mundo em que vive.

Os espaços com as tendas de cor azul são destinadas as brincadeiras para as crianças com brinquedos infláveis.
A Orquestra de Violeiros de Taboão da Serra abriu o evento com muita animação e recebeu um grande apoio da população presente no local.

Outras atrações musicais marcarão presença na ação global, tais como: Orquestra Sinfônica de Taboão da Serra, grupos Vocais: Alunos do Canto do Liceu, entre outros.

A ação global conta ainda com estandes para doação de animais, teste de HIV, e alimentação.

Policiais, Defesa Civil, Bombeiros, Eletropaulo, todo o aparato necessário para tornar o evento mais seguro.

Veja mais fotos do evento:

acao13.jpg

acao.jpg

acao11.jpg

acao1.jpg

acao10.jpg

acao12.jpg

acao3.jpg

acao4.jpg

acao6.jpg

acao7.jpg

acao8.jpg

acao9.jpg

Texto e fotos: Karen Moura Santiago e Sandra Pereira


Comentários