Seminário de Agricultura Regional em Embu dia 28/6

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 27/06/2011

Aberto a todos os produtores do município e demais interessados, o Seminário de Agricultura Regional é uma atividade preparatória para a 9ª Edição do Festival de Flores e Plantas Ornamentais 2011. O seu objetivo é fortalecer a organização dos produtores do setor e buscar alternativas tecnológicas e de financiamento para melhorar a produção e ativar novos mercados. O seminário será realizado no dia 28 de junho, das 14 às 17h, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro Histórico). É gratuito e para participar basta confirmar presença pelo telefone 4785-3566, Secretaria Municipal de Turismo.

Realizado em parceria com a Casa da Agricultura, a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (Acise) e o Sindicato Rural de São Paulo, o Seminário de Agricultura Regional terá como conferencista João Carlos Pimentel, diretor da Regional São Paulo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Ele abordará os temas “Políticas Públicas e a Emissão de Declaração de Aptidão (DAp) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, que financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores, e “Feiras e Eventos - Agricultura Familiar, Produção, Crédito e Escoamento”.

Tendo de buscar fornecedores da agricultura familiar para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em outros municípios, por não ter área rural local, condição para fazer parte do programa, o governo de Embu das Artes se empenha para mostrar aos produtores da cidade como se tornar aptos para ter acesso ao financiamento do Pronaf. O PAA foi lançado no município em junho de 2010 para fortalecer a política de segurança alimentar. Faz parte do programa federal que busca valorizar o trabalho do homem no campo, incentivar o produtor rural a produzir com garantia de venda por meio de repasses de verbas federal e municipal, promovendo inclusão social e econômica. Além disso, o projeto que faz parte do Fome Zero garante a qualidade do alimento sem agrotóxicos. Diariamente, em Embu das Artes, são fornecidas 50 mil refeições nas escolas e 2.400 famílias são atendidas no Banco de Alimentos, cada uma recebendo cesta de 25 quilos. O Seminário fornecerá informações valiosas aos agricultores e interessado em agronegócios.


Elke Lopes Muniz

 

Comentários