Secretário confirma desvio de R$ 221 mil em Taboão

Por Outro autor | 15/06/2011

O Secretário de Gestão de Pessoas, Gilmar Leone, revelou na oitiva da Comissão Especial de Inquérito (CEI) na câmara municipal nesta quarta-feira (15) que a fraude na folha de pagamento da prefeitura que se tornou publica graças ao trabalho da CEI superou R$ 221 mil. De acordo com ele os desvios na folha de pagamento aconteceram no período de anos entre setembro 2007 até o fim de 2009.

De acordo com relatório da Conam entregue à prefeitura no 12 de janeiro de 2010 a funcionária Flávia Renata Ribeiro dos Santos Oliveira fazia os créditos indevidos na conta do companheiro Willian de Queiroz, que a época trabalhava na Conam. Além disso ela também teria feitos créditos indevidos em contas de outros servidores municipais. Flávia faria as operações de transferência indevida de créditos e Willian usaria ao acesso ao sistema para apagar as operações feitas por ela.

Em seu depoimento Gilmar Leone confirmou a fraude e explicou que ela ocorria perto do fechamento da folha. Após a fraude ser descoberta a Conam informou o fato a prefeitura e demitiu Willian. A reportagem do Jornal na Net recebeu a informação de que Flávia também deixou a prefeitura municipal onde era funcionária concursada.

A empresa abriu boletim de ocorrência onde relatou o caso. A reportagem não conseguiu confirmar junto a polícia civil se há uma investigação em curso sobre o caso.

De acordo com Gilmar Leone após a fraude na folha de pagamento foram criadas novas normas de segurança. “Agora a  pessoa só consegue entrar no sistema se estiver dentro do seu IP cadastrado na Conam. Com isso não há mais como realizar esse tipo de fraude”, garante ele.

Depoimentos funcionários do TaboãoPrev
A falta de critério para licitar empresas para prestação de serviços para o TaboãoPrev foi questionada na oitiva realizada na manhã desta quarta-feira (15), pela Comissão Especial de Inquérito (CEI). Em condição de testemunhas Eliana Bendini Lantyer, diretora previdenciária, Marcos Rogério Fregate Baraldi, diretor financeiro e Baltazar Pereira dos Santos presidente da TaboãoPrev confirmaram que as empresas foram escolhidas aleatoriamente, via internet, sem necessariamente conhecimento de informática, uma vez que as três empresas interessadas em cuidar do recadastramento da previdência são especificas no ramo publicitário.


De acordo com os depoentes a Conam não acessa o sistema do TaboãoPrev sem a permissão da presidência da previdência. “Eles (Funcionários da Conam não tem liberdade para mexer nos nossos bancos de dados. O acesso só é feito quando houver permissão”.


Baltazar e Eliana afirmaram ainda que a prestação de serviço da Conam, cujo contrato se expira no dia 8 de agosto deixa a desejar, por vários fatores, mas nunca apresentou irregularidades. “Já pedimos melhorias em alguns serviços prestados. Antes nunca havíamos pensado em rescindir o contrato, mas com toda essa fraude, isso já passa pela nossa cabeça”, disse Eliana, diretora previdenciária.

Texto: Karen Santiago e Sandra Pereira


Comentários