Taboão da Serra vacina contra gripe professores, PCDs e pessoas com comorbidades a partir desta segunda-feira, 09

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 9/05/2022

A Prefeitura de Taboão da Serra começou nesta segunda-feira, 09/05, mais uma etapa da campanha de vacinação contra gripe e novos grupos já podem ser vacinados. São eles: professores do Ensino Básico e Superior, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente (PCDs), indígenas e quilombolas. A vacinação acontece de segunda sexta-feira, das 8h às 16h, nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Taboão da Serra.

A 24º Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influeza) iniciou em 27/03 e até o momento 20.308 pessoas já foram vacinadas. Esse número representar 28,8% do público-alvo estimado que é de 104.756 pessoas. Além dos novos grupos que iniciam nesta segunda-feira (09), a vacina contra Influenza já está sendo aplicada em pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da Saúde, crianças maiores de seis meses a menores de 5  anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas.
 
Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto e cartão do SUS. É desejável também apresentar carteira de vacinação. Segundo Documento Técnico do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual, professores do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e superior, de caráter público ou privado, precisam apresentar documento que comprove sua vinculação ativa como professor dessas escolas.
 
Com relação às pessoas com comorbidade, de acordo com o mesmo Documento Técnico, tem indicação para receber o imunizante contra gripe quem apresenta algum dos seguintes riscos clínicos:
 
Doença respiratória crônica:
- Asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave);
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC);
- Bronquiectasia;
- Fibrose Cística;
- Doenças Intersticiais do pulmão;
- Displasia broncopulmonar;
- Hipertensão arterial Pulmonar;
- Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
 
Doença cardíaca crônica:
- Doença cardíaca congênita;
- Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade;
- Doença cardíaca isquêmica;
- Insuficiência cardíaca.
 
Doença renal crônica:
- Doença renal nos estágios 3,4 e 5;
- Síndrome nefrótica;
-Paciente em diálise.
 
Doença hepática crônica:
- Atresia biliar;
- Hepatites crônicas;
- Cirrose.
 
Doença neurológica crônica:
- Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares;
- Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular;
- Deficiência neurológica grave.
 
Diabetes:
- Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.
 
Imunossupressão:
- Imunodeficiência congênita ou adquirida;
- Imunossupressão por doenças ou medicamentos.
 
Obesos:
- Obesidade grau III.
 
Transplantados:
- Órgãos sólidos;
- Medula óssea.
 
Portadores de trissomias:
- Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter,
- Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias.
 
CAMPANHA CONTRA SARAMPO
 
Além da campanha de vacinação contra gripe, Taboão da Serra está realizando a campanha de imunização contra sarampo, caxumba e rubéola (SCR). Podem ser vacinadas crianças maiores de seis meses a menores de 5 anos e profissionais da área da Saúde. Lembrando que o imunizante contra SCR pode ser no mesmo dia em que é recebida a vacina contra gripe.
Até a manhã desta segunda-feira (9), foram aplicadas 2.207 doses do imunizante contra sarampo, caxumba e rubéola, o que representa 11,73% do público-alvo da campanha, estimado em 21.850 pessoas.
 
Cronograma
DATA DE INÍCIO - PÚBLICO-ALVO
09/05 - Professores, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, indígenas e quilombolas
16/05 - Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários dos sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviários de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e em adolescentes e jovens sob medida socioeducativa
 
 
SERVIÇO:
Locais de Vacinação?De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Comentários